2 de junho de 2022

12 benefícios da Cúrcuma para a saúde

Categoria: Problemas de saúde

Essa raiz é conhecida por vários nomes, alguns deles são: Cúrcuma, Açafrão da Terra, Açafrão-da-índia e também Tumérico. E existem muitas coisas boas vindo dela. Por este motivo hoje eu, Daniel Forjaz, trago 12 benefícios da Cúrcuma para a saúde! 

O Açafrão é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja e seu nome científico é Cúrcuma Longa. 

Famosa por ter um grande potencial antioxidante, é usada como remédio natural para auxiliar no tratamento de:

  • Problemas Gastrointestinais
  • Coagulação
  • Estimular o sistema imune
  • Hipertensão e arteriosclerose
  • Câncer
  • Psoríase
  • Inflamação

E você deve estar se perguntando agora, como uma simples plantinha pode fazer tudo isso?

Calma! Eu vou te falar sobre cada um dos 12 benefícios da cúrcuma para a saúde e como ela age em cada um destes problemas! 

Aumento de casos de Alzheimer no Brasil e como o Açafrão pode ajudar na diminuição deste número

Idosa_com_esquecimento

O Alzheimer já atinge 1,5 milhão de habitantes no Brasil

Você sabia que em 3 décadas os casos de Alzheimer no Brasil aumentaram 127%? Isso é preocupante, né? Mas não para por aí! 

A Academia Brasileira de Neurologia emitiu um alerta que a doença  já atinge 1,5 milhão de habitantes. Mas o número de diagnosticados pode quadruplicar até 2050. 

Porém, diferente do Brasil, existe um país que apresenta índices de Alzheimer muito menores do que a média mundial. Advinha quem é? A Índia! 

Este país asiático mostra que mesmo tendo cerca de 80 milhões de idosos, a prevalência da doença de Alzheimer é de 1,3%. O número de pessoas entre 70 e 79 anos com Alzheimer na índia é 4,4 vezes menor que o de pessoas desta mesma faixa etária nos Estados Unidos! 

Um número que nos faz pensar o que os indianos fazem de diferente, né? Bom, um dos segredos dos povos indianos é uma planta que vem sendo usada há pelo menos 6 mil anos pela Ayurveda, a famosa medicina tradicional Indiana. 

Para nós essa planta foi apresentada como um tempero que deixa nossas comidas mais vibrantes com sua cor incrível e muito mais saborosa. Mas a Cúrcuma vai muito além. Na índia ela é conhecida como “a planta que tudo pode curar”.

E, de fato, no caso do Alzheimer, já foi cientificamente comprovada por ajudar a reduzir o acúmulo de duas proteínas, a beta-amiloide e TAU, consideradas dois marcadores da doença de Alzheimer.

O acúmulo dessas proteínas pode acontecer por diferentes motivos, como a genética, hábitos alimentares e de vida. 

A beta-amilóide e a TAU são como sujeirinhas que ficam no nosso cérebro e acabam impedindo a comunicação entre os neurônios. E o açafrão da terra vem como uma vassourinha e limpa a área, ajudando que essa boa comunicação aconteça e os casos de demência sejam prevenidos.

Então se você quer um cérebro e organismo mais saudável e protegido desta e outras doenças cerebrais, chegou a hora de incluir o açafrão na sua rotina! 

Esse é só um dos 12 benefícios da Cúrcuma para a saúde que eu preparei para te mostrar. Vou te apresentar então sobre a influência da raiz nas inflamações, sendo bem específico sobre a inflamação no intestino.

Problemas Gastrointestinais: Açafrão ajuda?

Algumas pesquisas como “Efeitos da Curcuma longa e associações na doença inflamatória intestinal” que foi apresentada no encontro internacional de produção científica da Unicesumar, mostra que o Açafrão pode ser um grande aliado para quem deseja tratar de inflamações e outros problemas gastrointestinais. 

A Curcumina, composto bioativo do Açafrão, tem recebido atenção por ser um polifenol lipofílico, praticamente insolúvel em água e bastante estável em pH ácido do estômago.

Mas como a curcumina pode ajudar neste caso? Acredita-se que a ação anticarcinogênica da curcumina inibe o NF-KB. Nome difícil, né? Mas vou te explicar! 

O NF-kB é um fator de transcrição que controla a expressão gênica responsável por processos inflamatórios e até o câncer. Ao inibir a NF-KB podemos dizer que o Açafrão, quando usado para tratamentos de problemas gastrointestinais, ajuda a minimizar sintomas e aumenta a qualidade de vida, diminuindo a progressão das doenças e risco de complicações.

Além disso, a curcumina tem efeito protetor do estômago e reduz os riscos de úlcera gástrica. Como já falei, a curcumina também possui propriedade antibacteriana e protege o intestino da formação de bactérias que promovem infecções, além de inibir o crescimento da H.pylori, uma das sequelas mais danosas da gastrite.

O poder de ajudar com a coagulação

coagulos-sanguineos

A curcumina, substância presente ne Cúrcuma, apresenta grande redução do potencial risco de formação de coágulos sanguíneos

O terceiro benefício que trouxe hoje é o poder do açafrão para ajudar com a coagulação! 

Existem vários estudos que comprovam a eficácia do Açafrão para este caso. Os estudos in vitro e em animais usou a curcumina presente na planta. E ela mostrou grande redução do potencial risco de formação de coágulos sanguíneos e também de agregação plaquetária. 

Estudos mostram que entre os princípios ativos isolados do açafrão, a ar-Turmerona e a Turmerona têm  a maior capacidade de inibir a agregação plaquetária, chegando a 100% de inibição.

Ou seja, é um santo remédio para evitar trombose! E a trombose, é o princípio do infarto e avc.

Sistema Cardiovascular

E já que chegamos ao sistema cardiovascular, vou falar sobre o quarto benefício desta plantinha tão comum como poderosa. Ela é ideal para quem deseja tratar diabetes, doenças do coração, colesterol desregulado e hipertensão

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, o açafrão auxilia a melhorar o perfil metabólico dos doentes, ao mesmo tempo em que parece ter efeito cardioprotetor, nefroprotetor e hepatoprotetor.

Diabetes

Ele também é  imunomodulador e hipoglicêmico, ou seja, ele ajuda a baixar as taxas de açúcar no sangue

Como se não bastasse, o açafrão atrasa o aparecimento de diabetes, melhora a função da célula beta pancreática, previne a morte da célula beta que é a responsável por produzir insulina.

E assim, melhorando a efetividade do pâncreas, a cúrcuma também aparece como uma boa opção para combater um dos principais males da atualidade, que é a resistência à insulina.

Quando estamos resistentes à insulina, ou seja, quando as nossas células não aceitam bem esse hormônio, tudo entra em descompasso.

Hipertensão e colesterol alto precisando de cuidados

Nesses dois casos, essa raiz amarelada quase laranja pode te ajudar na missão! 

Alguns estudos mostram que o açafrão pode influenciar no aumento da criação de receptores de LDL conhecido como colesterol ruim, fazendo com que essa partícula seja eliminada em maior quantidade pelo organismo.

Podemos dizer que o açafrão faz com que o organismo metabolize o colesterol em excesso circulante em nossa corrente sanguínea.

Isso acontece, pois ao consumir o açafrão o fígado passa a metabolizar e eliminar mais facilmente o colesterol ruim. E dá o exemplo. Porque é dessa maneira que as outras células do corpo entendem o processo e passam a fazer a mesma coisa.

Aí o colesterol tem menor chance de acabar depositado em células de gordura, facilitando a passagem pelo nosso sistema e sendo eliminado mais facilmente! 

Desintoxicação do Fígado

O fígado é um órgão vital para o nosso corpo e o Açafrão é ótimo para desintoxicar esse órgão tão importante! 

A curcumina presente nele potencializa sua capacidade enzimática de limpar o organismo e evitar problemas no fígado​. A verdade é que o fígado é extremamente beneficiado pelas propriedades antibacterianas e antitóxicas contidas no chá de açafrão.

Um estímulo ao sistema imune!

Vamos para mais um benefício da cúrcuma, ela é imunoestimulante! 

Se você procura uma planta para deixar seu organismo mais forte, com menos risco de resfriado ou gripe, o açafrão vai te ajudar! 

Ele tem altíssimo poder de ajudar a tratar infecções e também tem propriedades antivirais e antifúngicas. É capaz de estimular o sistema imunológico contra processos inflamatórios através da modulação de suas células. 

Efeitos do Açafrão e o Câncer

Mais um dos feitos do açafrão é bem desafiador e falo dele, o câncer.

Essa doença vem crescendo cada dia mais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020/2022. 

Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença a cada ano. 

A busca desesperada por ajuda para poder tratar essa doença vem de muitas pessoas, nós sabemos o quão difícil é passar por tudo isso! E o açafrão pode ser um benfeitor neste momento, um apoio a mais nesse momento.  

Muitas pessoas procuram usar o açafrão devido aos seus componentes que desencadeiam um processo que inibe a atividade de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente na Universidade de Temple, na Filadélfia, indica que o açafrão é capaz de parar o crescimento de tumores!  

E o que muitas pessoas perguntam é: mas como o açafrão age para ser antitumoral? 

Funciona assim: a cúrcuma impede que os nutrientes sejam entregues aos tumores, impedindo que eles cresçam e, ao mesmo tempo, impede que as células cancerígenas emitam proteínas nocivas, coibindo a deterioração do hospedeiro. 

Ou seja, prejudica o tumor e protege a pessoa, dois feitos interessantíssimos no tratamento do câncer

E pesquisas seguem sendo feitas e todas mostram resultados positivos para o tratamento com essa raiz tão potente!  

Psoríase, o que tem a ver com o Açafrão?

pessoa-com-psoriase

O Açafrão pode ajudar a reduzir sintomas da psoríase, como a vermelhidão da pele, a descamação e o endurecimento da pele seca. 

E estamos chegando quase ao fim da nossa lista de benefícios do açafrão!  

Poderia citar como um dos últimos feitos da cúrcuma, na nossa lista de 12 benefícios da cúrcuma para a saúde, sua ação na psoríase. Afinal, a psoríase, nada mais é do que uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa da pele. O próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células dermatológicas e isso acaba causando lesões. 

E o que isso tem a ver com o Açafrão? Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology investigou a eficácia da planta no tratamento da psoríase. E os resultados foram positivos! 

Cerca de 40 pessoas com psoríase do couro cabeludo, leve e moderada, foram convidadas a participar. Algumas pessoas receberam um tônico feito com cúrcuma e outras placebo. 

Estas pessoas foram instruídas a usar este tônico duas vezes na semana, durante nove semanas. Os resultados mostraram que o tónico que continha o açafrão ajudou a reduzir os sintomas da psoríase, como a vermelhidão da pele, a descamação e o endurecimento da pele seca. 

Capacidade anti-inflamatória

O açafrão tem intensa capacidade anti-inflamatória, sendo um caminho importante para quem precisa superar a dor. Já existem várias pesquisas que apontam sobre as ações anti-inflamatórias do açafrão, sendo usada até em doenças degenerativas. 

A curcumina está entre os compostos anti-inflamatórios mais eficazes já conhecidos. E isso sem causar efeitos colaterais como os como os tradicionais e perigosos anti-inflamatórios que são tão comuns. 

O Açafrão exibe atividade anti-inflamatória potente, isso acontece devido a sua capacidade em inibir vias de sinalização no organismo. 

Uma minissérie especial!

minisserie-plantas-medicinais

Venha descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!

Uau! Quantos aprendizados apenas com uma única planta! Nós escolhemos apenas 12 benefícios da cúrcuma para a saúde, mas existem muitas outras plantas tão surpreendentes como!

E não posso deixar de te convidar para um lançamento que vai mudar a sua vida! Serão 7 dias de aula ao vivo e lá eu, Daniel Forjar, vou te ajudar a descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!

De 11 a 17 de julho te espero para este mega evento, ao vivo! E aproveita que as inscrições são gratuitas