Folha de manga é uma das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios
5 de maio de 2022

3 plantas medicinais para problemas respiratórios

Categoria: Problemas respiratórios

Você sabia que entre os meses entre março e junho, especialmente a época de maio, os prontos-socorros ficam lotados por conta das doenças respiratórias? É por isso que eu, Daniel Forjaz, separei para hoje 3 plantas medicinais para gripes, resfriados, tosse seca, bronquite, asmas, infecções nos pulmões e outros problemas respiratórios.

Com a chegada do outono, estação caracterizada pela presença de ar mais seco e poluído, pode acontecer do nosso sistema pulmonar pedir socorro e manifestar sintomas que em alguns casos não são nada simples e causam muita preocupação.

A boa notícia é a Natureza nos reserva poderosos “remédios naturais” eficazes para qualquer época do ano.

Conheça agora um trio de plantas medicinais que vai te proteger de problemas respiratórios provocados pela COVID, H1N1, H2N3, a nova gripe aviária americana, a nova gripe aviária chinesa ou qualquer outra infecção.


3 plantas medicinais para problemas respiratórios

A Planta #1 é o GENGIBRE.

Gengibre é uma das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios

O nome científico desse rizoma é Zingiber officinale

O gengibre é tão completo que dá até dó de falar apenas do que ele faz contra as infecções pulmonares, quando eu penso na variedade de propriedades medicinais que ele traz.

Ele cientificamente:

– Protege o estômago
– trata enjôos até de quimioterapia
– é um anti-inflamatório potente aliviando dores da artrite e artrose
– protege o fígado
– acelera o metabolismo
– controla colesterol e a diabetes
– reduz plaquetas e trombos potencializando a circulação

Diante dessa verdadeira ficha corrida do bem, destacar a ação antidoença respiratória do gengibre é quase uma injustiça.

Mas sim, ele também ostenta esse efeito. Uma pesquisa realizada em Twain mostrou que o gengibre fresco é mais eficiente do que o gengibre seco para esse fim e suas propriedades medicinais são ainda mais efetivas pouco antes da instalação da gripe, resfriado ou doença respiratória. ele é um excelente preventivo para esse tipo de problema…

Sabe quando você começa a sentir que vai ficar gripado? Então, é hora de convocar o gengibre para agir.

Um potente antiviral

São vários os mecanismos de ação atestados em laboratório contra os vírus respiratórios. Mas um dos principais feitos do gengibre é ser capaz de “bloquear a fixação e a internalização do vírus”, ou seja é um potente antiviral.

Ele também é antibactericida, evitando pneumonias e sendo mais do que eficiente para sanar a tosse seca.

E se você quer usar o gengibre de modo eficiente, não adianta achar que colocar um pedacinho na comida vez ou outra vai resolver seu problema… mas nem de longe!

Usar como tempero na comida é uma coisa…. usar como medicamento é outra

Como usar o gengibre

Você pode preparar um chá usando o gengibre, com uma colher de sobremesa de gengibre picado ou ralado para cada xícara de água, e pode tomar de 1 a 3 xícaras ao dia.

Contraindicações

Não existe nenhuma contraindicação severa quanto ao gengibre, a não ser que pessoas com pressão baixa devem usar com moderação e as crianças podem achar um pouco picante demais… aí é só dar uma diminuída na dose…

Também pessoas que sofrem de gastrite severa podem ter algum desconforto com o uso do gengibre por ele sensibilizar a parede estomacal que já está ferida. Do mais, todos podem usar gengibre, inclusive as gestantes!

Uma outra forma de usar o gengibre é na forma de suco… vc preparar o suco da sua preferência e na receita coloca uma colher de gengibre picado para cada copo de suco. Também é uma excelente opção para as crianças.

Agora, se você é meu aluno, com certeza você também sabe usar o gengibre como tintura, como xarope ou como pó para colocar na alimentação!

Saiba mais sobre o Gengibre no Canal do Autor da Própria Saúde no YouTube

Vamos para a #2 das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios?

Guaco é uma das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios
Falo dela, tão abençoada pelas nossas avós, o bendito GUACO, cientificamente chamada de MIkania glomerata.

É uma planta brasileira incrível e também uma farmácia viva dado tamanha infinidade de problemas de saúde que resolve, mas ela ganhou fama justamente pelos tratamentos respiratórios.

É tão bom que existem até xaropes industriais feitos com guaco no mercado!

Afinal, a lista de propriedades medicinais do guaco também é extensa. O guaco é analgésico, bactericida, anti-inflamatório e até antibiótico. Também tem ação contra fungos e é um potente ator contra vírus – incluindo aí até o vírus causador de herpes.

Por isso que a sua utilização é tão completa e eficiente em casos de quadros de infecção respiratória porque traz uma gama de benefícios sem causar efeitos colaterais. Mas o ponto que eu queria destacar aqui é a ação do guaco como broncodilatador. 

Broncodilatador natural

Quando há infecção das vias respiratórias, os brônquios normalmente contraem, dificultando a passagem do ar e causando as sensações horrorosas de falta de ar e sufocamento. São sintomas presentes em pneumonia, covid, DPOC, bronquites, enfisemas e uma gama de doenças respiratórias. Nesses casos, há utilização maciça de broncodilatadores sintéticos, as famosas bombinhas de corticoides broncodilatadores.

Soque no uso desses medicamentos químicos sempre há um risco de comprometimento cardiovascular e taquicardia.

Quem sofre desses males apresenta uma profunda dependência dos broncodilatadores sintéticos e nem imagina que as folhas de guaco podem trazer função terapêutica segura para este sim.

Mas uma pesquisa da UERJ comprovou a ação broncodilatadora do guaco, na traqueia, brônquios e pulmões… e após uma minuciosa análise, concluíram queOs resultados apoiaram a indicação de produtos de M. glomerata para o tratamento de doenças respiratórias onde a broncoconstrição está presente”

Como usar o guaco

A minha recomendação de uso para o tratamento de problemas respiratórios é de uma colher de sobremesa de planta seca, ou uma colher de sopa de planta fresca picada para cada xícara de água e pode-se tomar de 1 a 3 xícaras ao dia.

O Guaco precisa ter a dosagem muito bem indicada para permanecer com sua segurança e efetividade. Não adianta sair por aí pegando cinco, seis folhas de guaco para usar em uma xícara porque, dessa forma, o chá fica inseguro.

Contraindicação

O Guaco deve ser evitado por quem tem problemas de coagulação. O guaco é rico em cumarinas, que dão o aroma tão agradável das suas folhas… mas essas cumarinas também tem ação anticoagulante, o que em excesso, pode levar a dificuldade de coagulação. Ele pode interferir na produção da vitamina K que participa da coagulação do sangue.

Agora, se por um lado quem tem dificuldade de coagulação deve evitá-lo, quem sofre de trombose por exemplo, deve usá-lo com vontade! Um chazinho de guaco com limão pode aliviar um sangue muito grosso, reduzir a pressão arterial e aliviar a pressão nas pernas das varizes.

Grávidas também não devem fazer uso em qualquer dosagem, justamente pelo risco de sangramentos. Bebês menores de 6 meses também devem evitar o guaco. Mas para todas as outras pessoas, o guaco é de uso livre, sem contraindicações.

Saiba mais sobre o Guaco no canal do Autor da Própria Saúde no YouTube

Agora, a última das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios

Folha de manga é uma das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios

E para terminar a recomendação de plantas hoje eu finalizo com a nossa planta número 3 desse combo da boa respiração, a folha de manga, que tanto me faz lembrar dos cuidados da minha vó.

A folha de manga se mostrou cientificamente eficiente contra o H1N1 e muitos dos meus alunos relataram efeitos incríveis durante a infecção de covid 19 usando folha de manga em seus tratamentos fitoterápicos.

É uma farmácia viva essa tal de Mangifera indica é eficiente contra diabetes, reumatismo, infecções pulmonares e claro, está aqui na seleção de hoje, por ser matadora da asma.

Matadora da asma

Eu adoro o fruto e a polpa, mas quando o assunto é propriedade medicinal, suas qualidades estão nas folhas! É lá que encontramos a maior concentração de mangiferina, o princípio ativo que torna essa planta tão eficiente.

Existe um medicamento fitoterápico feito a base de manga, chamado Vimang, que já foi amplamente estudado em Cuba, sempre com resultados positivos! E não foi diferente quando um dossiê feito por uma universidade cubana avaliou os efeitos dele em dois pacientes com asma.

Os pacientes foram acompanhados por 12 semanas e após o período foi atestada uma melhora no volume respiratório dos pacientes, assim como uma redução dos marcadores da asma, reduzindo processos alérgicos e inflamatórios.

Infelizmente o Vimang é produzido apenas em Cuba e só é disponibilizado lá. Mas hoje se você tiver uma mangueira perto da sua casa, já pode começar a fazer por si só o seu tratamento com excelentes resultados.

E você pode usar qualquer manga, ok? Não importa a variedade. Basca coletar as folhas ou adquiri-las de um fornecedor seguro e usar 1 colher de planta picada para cada xícara de água.

Se for planta fresca, que você mesmo colheu, uma colher de sopa. Se for planta seca, que você secou ou adquiriu, uma colher de sobremesa.

Contraindicação

Só não se recomenda o uso da manga a pessoas alérgicas a manga, às gestantes (porque não se tem informações de segurança na gestação), e em crianças menores de 1 ano, porque também não temos muita informação nesse período. Do mais, todos podem usar manga!

Manga, gengibre e Guaco, 3 plantas medicinais para tratar problemas respiratórios.

Viu como é tudo muito fácil, seguro e acessível ao alcance da sua mão?

Por isso, antes de encerrar, quero deixar um convite para convite para você que quer se tornar um Autor da Própria Saúde e ter o conhecimento para cuidar da sua saúde de forma natural e diminuir os gastos na farmácia.

Saiba mais sobre a Manga no canal do Autor da Própria Saúde no YouTube

Convite exclusivo: Torne-se um Autor da Própria Saúde

Nós vamos abrir uma nova turma do Programa Jornada no dia 16 de maio. Esta será a última oportunidade para quem deseja fazer a matrícula neste programa acessível, antes do reajuste de preços.

O Jornada é o nosso programa de introdução ao universo das plantas medicinais. É para quem está interessado em aprender a fazer seus próprios tratamentos com plantas medicinais em 90 dias.

Mesmo quem tem conhecimento zero e nunca tenha estudado nada sobre saúde e plantas medicinais, em 90 dias, fica apto para fazer os próprios tratamentos para si e para a família.

E se essa era a oportunidade que você estava esperando para fazer a matrícula no Jornada, você pode já fazer a sua pré-matrícula gratuita clicando neste link ou na imagem abaixo.

Jornada APS

Ao clicar no link você ainda não está se inscrevendo para o curso, nem está assumindo compromisso nenhum, não se preocupe! Mas você passa a ser priorizado no recebimento das informações e pode garantir até R$ 300 de desconto.

Clicando no link, você vai para a página de pré-matrícula. Lá você preenche o formulário e já libera alguns conteúdos e presentes que preparamos para que possa já ir se preparando para se tornar um Autor da Própria Saúde.

Quanto tempo mais você vai esperar ver sua saúde diminuir? Ou esperar a sua família adoecer e você não saber o que fazer? Não perca mais tempo, faça a sua pré-matrícula no Programa Jornada.