5 benefícios da cebola: da saúde vascular ao intestino
Tempero muito comum em nossas refeições, a cebola é uma marca garantida na nossa mesa. Porém, ela pode fazer muito mais que deixar nossa comida ainda mais saborosa, ela pode trazer grandes benefícios à nossa saúde! Conheça 5 benefícios da cebola.
Cientificamente conhecido como Allium cepa, esse vegetal possui diversas propriedades, como:
- Antivirais
- Antifúngicas
- Antibacterianas
- Anti-inflamatórias
- Anticancerígenas
- Hipoglicemiantes
- Antioxidantes
A cebola ainda é rica em vitaminas C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, além de carboidratos e proteínas. Ela pode ser encontrada de diversas formas e cores, pode ser mais arredondada ou achatada, e suas cores variam entre branca, amarela e roxa.
Então se você deseja conhecer mais uma planta medicinal para tratar a sua saúde, hoje eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia vou te apresentar 5 benefícios da cebola.
Então, vamos começar?
1 – Diminuição do colesterol LDL e os triglicerídeos
Por conter alicina e aliina em suas substâncias, a cebola ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Essas substâncias têm efeito hipotensor, antioxidante e hipolipemiante. Elas ajudam a diminuir a formação de radicais livres e proteger a integridade das células.
2 – Ajuda na redução de açúcar no sangue
A cebola tem uma alta concentração de frutooligossacarídeos, substância essa que ajuda na eliminação de glicose.
A diabetes se caracteriza, principalmente, por altos níveis de açúcar no sangue. Uma pesquisa feita na Universidade de Gezira no Sudão, mostrou através de um estudo feito com humanos diabéticos que ao incluir 100 gramas de cebola crua por dia, levou aos pacientes a uma redução nos níveis de açúcar no sangue.
3 – Previne câncer
Um estudo do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, afirma que quem come cerca de uma cebola durante a semana, reduz em até 14% a probabilidade de desenvolver câncer.
Estudos observacionais associaram o aumento do consumo de cebola, duas por semana, à redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, mama, cólon e próstata.
4 – Faz bem ao coração
A cebola contém quercetina, um antioxidante que ajuda a prevenir inflamações e reduz coágulos. Ele ainda ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL e no controle da hipertensão.
Um estudo feito com 43 mil homens mostrou que os que consumiam 613 mg por dia de antocianinas, substância presente na cebola, tiveram uma redução de 14% no risco de ter ataque cardíaco.
Já um estudo com mais de 93 mil mulheres comprovou, assim como o estudo anterior, que a ingestão dessa substância diminuiu em 32% as chances de infartos.
5 – Melhora a saúde intestinal
A cebola contém prebióticas, substância que aumenta as bactérias boas no estômago.
Ela reduz o risco de infecções e aumenta a absorção de nutrientes. Assim, tendo uma melhor flora intestinal.
Uma minissérie especial sobre como transformar plantas em remédios naturais!
Muitas vezes acreditamos que as plantas medicinais são aquelas que estão longe, que são difíceis de encontrar, que não tem em nossa cidade. Mas te convidamos a colocar o óculos APS e ver que ela pode estar até mesmo já na sua casa.
Assim como a cebola existem muitas outras plantas medicinais que são muito fáceis de encontrar. Talvez você precise conhecer mais sobre as plantas medicinais e saber que elas podem estar no seu dia a dia e são poderosas.
E para te mostrar como é simples utilizar as plantas medicinais são simples de utilizar e como elas já fazem parte de nossas vidas que estamos produzindo um mega evento. A minissérie Plantas Medicinais: A escolha.
Ela acontece entre os dias 10 a 16 de outubro e você não pode ficar de fora!
Te espero para este mega evento, ao vivo! E aproveita que as inscrições são gratuitas!