28 de junho de 2022

5 plantas que podem resolver o refluxo e melhorar a gastrite

Categoria: problemas estomacais

Dores no estômago, desconforto para comer, vômito, sensação de queimação, azia e refluxo são algumas reclamações de quem sofre com gastrite, úlcera, refluxo e problemas na digestão. Hoje, quero te apresentar 5 plantas que podem resolver o refluxo e melhorar a gastrite.

Se você tem esses e outros sintomas, minha proposta aqui é te apresentar plantas que possam te ajudar de forma dupla! Elas irão atuar na raiz do problema e também aliviar os sinais e sintomas. 

A gastrite ocorre com o tempo, podendo ter vários fatores, como o uso prolongado de alguns medicamentos tais como anti-inflamatórios, consumo de álcool, cigarro, estresse e também infecção bacteriana da Helicobacter pylori e parasitoses. 

Antes de começar a te apresentar essas 5 plantas que podem resolver o refluxo e melhorar a gastrite, quero te falar um pouco mais sobre a gastrite, úlcera e o refluxo e como elas agem no nosso estômago e sistema digestivo. 

O que é a gastrite e como as plantas medicinais podem resolver? 

A gastrite é uma inflamação que ocorre na mucosa que reveste as paredes internas do estômago. 

Ela pode ser aguda quando o seu processo inflamatório se instala aos poucos e demora para ser controlada ou crônica, quando surge de repente.

Algumas plantas medicinais têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento dessa inflamação no estômago e podem ser um grande alívio para quem sofre com os sintomas de gastrite.

O que é a úlcera e como as plantas ajudam? 

A úlcera é a gastrite que não foi cuidada e acaba ficando em um estágio mais avançado, provocando feridas no estômago, esôfago ou no duodeno.

Algumas das plantas medicinais que vou te apresentar aqui têm propriedades calmantes que ajudam a aliviar os sintomas da úlcera, ajudando neste momento de dor. 

O que é refluxo e como as plantas podem ajudar?

Refluxo gastroesofágico é quando o conteúdo estômago, o que inclui o ácido e bile, retorna do estômago para o esôfago em direção a boca. Assim provocando inflamação no esôfago e dores na parte inferior do tórax.

Como para a gastrite e a úlcera, vou te apresentar plantas que possam te ajudar a acabar com os sintomas de refluxo e também que possam te ajudar a aliviar a dor.

Além das plantas medicinais, a alimentação também é uma aliada no combate da azia, refluxo e gastrite?

Se você deseja melhorar os sintomas de gastrite, sua alimentação deve ser sua aliada neste momento. 

Ela deve ser leve e fácil, pois uma má alimentação ou comer poucas vezes ao dia, contribui com a gastrite. Por isso você deve fracionar suas alimentações, preferir se alimentos mais naturais, sem leite, de atenção ao consumo de glúten. 

Existem alimentos que são indicados para quem está em tratamento para algum destes problemas, sendo:

  •  Legumes e verduras cozidos ajudam na digestão, facilitando as funções do estômago. 
  • A maçã pode ajudar a aliviar os desconfortos gástricos por ter efeito antiácido.
  • Peixes de água fria são ricos em ômega-3, que ajuda a reduzir a inflamação do estômago. 
  • As frutas vermelhas são ricas em flavonoides, compostos antioxidantes que têm propriedades anti-inflamatório e cicatrizante.
  • Batata-doce tem um alto teor de fibras, o que ajuda muito o trato gastrointestinal, mas vamos valor sobre isso depois! 

Você deve EVITAR consumir gordura, pois a digestão destes alimentos é mais demorada, prejudicando o estômago. Além de não consumir café e outras bebidas estimulantes não ingerir bebidas alcoólicas de jeito algum. Além de não fumar, você deve praticar atividades físicas regularmente. 

Perigos do consumo de remédios para o estômago 

O uso prolongado de antiácidos e remédios como omeprazol estão preocupando profissionais da saúde. Esses remédios podem causar a má absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, além de fraturas e infecções, como a própria gastrite.

Alguns estudos demonstraram que o risco de câncer de estômago cresce até 43% entre as pessoas que utilizam o omeprazol durante muito tempo. 

As plantas podem e vão te ajudar a diminuir os sintomas da gastrite, sem efeitos colaterais e sem intoxicar ainda mais seu corpo. Por este motivo, eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, quero te ajudar neste momento e por isso vou te apresentar  5 plantas que podem resolver o refluxo e melhorar a gastrite. 

Quais os sintomas de gastrite?

Entre os principais sintomas de gastrite, podemos destacar:

1- Dor na boca do estômago;

2- Queimação e azia;

3- Náuseas e vômitos;

4- Perda do apetite;

5- Mesmo sem ter comido, a sensação de estômago cheio.

Quais os sintomas de úlcera?

1 – queimação na boca do estômago e que piora quando não se alimenta;

2 – vômito com presença de sangue;

3 – fezes com presença de sangue.

Quais os sintomas do refluxo?

1 – Azia ou queimação que surge na “boca” do estômago, mas geralmente vai até a garganta;

2 – Dor torácica intensa;

3 – Tosse seca;

4 – Doenças pulmonares de repetição.

As  5 plantas que podem resolver o refluxo e melhorar a gastrite têm o poder de combater inflamações, reduzir inchaços e irritações, proteger a mucosa gástrica, facilitar a digestão, além de funcionar como antiácidos, diminuindo a produção de suco gástrico. 

1 – Espinheira-Santa: o antiácido natural

Essa planta é muito indicada para tratar a gastrite e seus sintomas, como azia, úlcera no estômago e amenizar as dores.

A espinheira-santa é conhecida cientificamente como Maytenus ilicifolia, uma planta que tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular). 

Ela possui taninos como a epigalocatequina e polissacarídeos, como o arabinogalactano. Eles ajudam a diminuir a acidez estomacal e a proteger o estômago do próprio ácido que produz. 

Essa planta é muito indicada para tratar a gastrite e seus sintomas, como azia, úlcera no estômago e amenizar as dores.

Alguns estudos mostram que o chá de Espinheira-Santa tem efeito semelhante e até mesmo maior que à cimetidina, medicamento utilizado para reduzir a produção de ácido pelo estômago a gastrite. 

Cuidados ao consumir Espinheira-Santa:

O chá de Espinheira-Santa não deve ser usado por todos. Se você está grávida, é melhor não tomá-la. Essa planta pode causar contrações uterinas e aborto. Caso você já tenha ganho o bebê, mas está amamentando, ainda assim deve procurar outro chá para tratar a gastrite, pois ele pode provocar redução da quantidade de leite materno.

Crianças e alérgicos também devem evitar.

Receita do chá de Espinheira-Santa:

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas secas de espinheira-santa a água e ferver por 5 minutos. Após o processo, desligar o fogo e tampar e deixar durante 15 minutos. Passado o tempo necessário, coar e tomar morno. 

Você pode tomar até 3 vezes por dia. A primeira é indicado tomar em jejum e as outras 30 minutos antes das refeições. 

2 – Aroeira Oral, o prazol da natureza

Conhecida cientificamente por Schinus terebinthifolius Raddi, a Aroeira é uma planta que possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa e anti-ácida. 

Já falei muito sobre ela no nosso canal do youtube. Se quiser saber mais sobre ela, podes clicar aqui

Suas propriedades são eficazes contra gastrite e úlcera, elas ajudam a diminuir a acidez estomacal e a combater a bactéria Helicobacter pylori.​ 

Estudos científicos mostram que o chá da aroeira, além de ser uma melhor opção, é tão eficaz quanto o omeprazol, para o tratamento da gastrite.

Receita do chá de Aroeira Oral

Ingredientes:

100 g da folha da aroeira e 1 litro de água fervendo.

Modo de preparo:

Adicione 100g da folha da aroeira na água fervente, tampe o recipiente e espere pelo menos 5 minutos. Depois é só coar e utilizar a bebida.

Quem não deve usar:

A aroeira não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando.

3 – Aloe vera, a cicatrizante de feridas

Conhecida cientificamente como Aloe Vera, ou como nós a chamamos a famosa Babosa, tem alto poder cicatrizante. 

Essa planta é muito estudada e suas propriedades medicinais são uma lista extensa, desde laxante, depurativa, hepática e vermífuga. Ela também é usada em  tônico capilar, cicatrizante da pele e mucosas, até atividades antitumorais, anti-inflamatória e anti-diabética.

Por ser um potente anti-inflamatório, a babosa ajuda a tratar inflamações, sendo uma ótima opção para tratar problemas no estômago. O suco da babosa pode ajudar a aliviar as dores da gastrite e fortalecer o estômago. Pois ele estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago.

Como utilizar a Babosa? 

Você vai cortar a babosa, deixar ela em pé, escorrendo de um dia para o outro. Assim ela vai escorrer a uma resina de cor amarelada que não deve ser consumida. 

Se a folha for nova, tem bastante resina. A mais antiga tem menos resina. 

Se você tem alguma dúvida de como usar a babosa, falo um pouco mais sobre ela no nosso canal do youtube e você pode conferir aqui.

4 – Batata-Doce 

O suco da batata-doce pode ser um grande aliado para quem deseja tratar problemas gástricos, principalmente gastrite e refluxo.

A batata doce, cientificamente conhecida como Ipomoea batatas, é uma raiz tuberosa, da família das convolvuláceas. Ela é encontrada em diversas variedades, nas cores externas amarela, branca, laranja e roxa.

Essa raiz tem um alto teor de carboidratos, uma grande quantidade de fibras, antioxidantes, como betacaroteno e antocianinas, vitaminas do complexo A, B e C e minerais como potássio e magnésio.

O suco da batata-doce pode ser um grande aliado para quem deseja tratar problemas gástricos, principalmente gastrite e refluxo. 

A bebida feita com a batata-doce é alcalina, ou seja, não agride o estômago e o restante do sistema digestivo, além de ter um alto teor de fibras.

Estudos feitos por uma universidade do Rio de Janeiro mostram como a raiz, traz um resultado positivo para o tratamento de gastrite e úlcera, pois evita hiperemia da mucosa, perda de pregas mucosa e hemorragia. 

Quem não deve tomar o suco de batata-doce?

Não existem contra-indicação! E os diabéticos devem sim focar em reduzir consumo de açúcar e industrializados. Não adianta comer bolacha, biscoito, refrigerante e achar que a batata doce sozinha eleva o índice glicêmico, hein?

Como fazer suco de batata-doce?

Ingredientes:

– ½ batata-doce

– 300 ml de água gelada

– Sumo de ½ limão

Modo de fazer:

Descasque a batata-doce, corte-a em pedaços e bata no liquidificador com a água gelada, até que a mistura fique homogênea. Coe a bebida e adicione o limão. 

5- Camomila

A camomila é uma erva consumida há muitos anos, desde a antiguidade, pois ela possui substâncias calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim ela auxilia em uma rotina com mais relaxamento, além de melhorar a qualidade do sono.  

Por ter propriedade calmante, ela ajuda a acalmar as paredes do estômago e assim diminui os sintomas de gastrite e refluxo. Se sua gastrite for de causa emocional, ela ainda ajuda com o sistema nervoso. 

Como usar?

Você pode tomar o chá de camomila de 2 a 3 vezes ao dia, assim ativando o efeito calmante. 

Quem não deve consumir o chá de camomila? 

Mulheres grávidas e pessoas que usam medicamentos para tratamento de trombose devem evitar o chá de camomila, pois ele aumenta o risco de hemorragias.

Toda planta tem um jeito correto de serem utilizadas. Se você quer aprender a usá-las de maneira correta, te convidamos a aprender mais sobre na nossa minissérie!

Confere o convite que temos para você!

Um convite para você!

Como é bom saber os benefícios das plantas e como elas podem nos ajudar! Nós separamos 5 plantas que podem te ajudar a melhorar a gastrite, mas existem diversas plantas que são benevolentes e eu quero te ajudar a entender mais sobre elas! 

Por este motivo não posso deixar de te convidar para um lançamento que vai mudar a sua vida! Serão 7 dias de aula ao vivo e lá eu, Daniel Forjar, vou te ajudar a descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!

De 11 a 17 de julho te espero para este mega evento, ao vivo! E aproveita que as inscrições são gratuitas!