Um suco e um chá matadores da pressão alta
O que é: De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada 4 brasileiros tem pressão alta, somando 30 milhões de pessoas ameaçadas por essa condição. A hipertensão é a causa direta de metade das mortes por doenças cardiovasculares e está na raiz dos acidentes vasculares cerebrais (avcs). . No encontro de hoje, eu trago um chá e um suco que agem na causa raiz e controlam a pressão
Todas elas, além de cientificamente comprovadas, agem da mesma forma que os remédios químicos mas com a grande vantagem de serem seguras e sem efeitos colaterais.
Como funcionam as plantas medicinais que controlam a pressão?
As plantas agem em várias frentes.
- Devolvem a flexibilidade aos vasos e artérias permitindo o melhor fluxo de sangue,
- Inibem a presença de enzimas e proteínas que elevam a pressão
- Ajudam a produzir moléculas como o óxido nítrico, que é o melhor e mais potente vasodilatador que existe
Os efeitos em quem usa podem vir em pouco tempo, sendo mais rápidos e eficientes, lógico, em quem faz a sua parte e permite que as plantas façam a parte delas.
Você só precisa saber como combinar as melhores plantas e as receitas de suco
Como ocorre a pressão alta?
Agora, para e entender o processo da Hipertensão, é preciso entender como o sangue flui por nossas veias, ou seja, como funciona o sistema circulatório.
Este é com certeza o motor do nosso organismo.
O coração é a grande bomba que faz todo o resto funcionar. Em cada batida, 70 ml de sangue são impulsionados pelas veias e artérias, levando oxigênio e nutrição para todas as demais células do corpo, limpando o organismo de todos os resíduos e toxinas que são produzidas ao longo do tempo e permitindo que as células do sistema imunológico atuem com perfeição.
O caminho do sangue começa no coração. Dai ele é bombeado para o pulmão, onde captura o oxigênio da nossa respiração. Do pulmão, ele volta para o coração, para que possa mais uma vez ser bombeado e, agora, ser distribuído por todo o corpo.
Não existe nenhuma célula no nosso corpo que não receba irrigação sanguínea. Se isso acontece, a célula morre e temos um grave problema. As artérias são os canais por onde o sangue sai do coração e chega até as periferias do corpo. Via de regra, as artérias são o caminho de saída do sangue que está no coração.
As veias fazem o caminho de volta para o coração. Quando sangue termina sua circulação pelas artérias, começa o trabalho das veias, que vão conduzi-lo de volta ao coração para que todo este processo recomece.
Para que o sangue circule adequadamente, é necessário uma pressão específica, que é a ideal. Essa força que o sangue exerce dentro das artérias é chamada de Pressão arterial. Se ela estiver abaixo do ideal, ele corre com pouca força (pressão baixa). Se estiver acima do ideal, ele corre com força excessiva (pressão alta).
Nos dois casos, há problemas para a saúde.
Mas qual é a pressão ideal?
A pressão arterial ideal é relativamente variável de pessoa para pessoa.
Vamos considerar como um padrão de normalidade o valor de 12/8 (ou 120/80). E durante muito tempo, se a pessoa estivesse fora disso, automaticamente o médico indicaria algum medicamento.
Hoje sabemos que existem pessoas que naturalmente tem uma pressão levemente mais alta ou levemente mais baixa, sem que isso represente problema para sua saúde.
Evidentemente, os valores não podem fugir muito da média da normalidade, senão aí temos um risco maior de problemas. Ainda, a pressão pode variar (e varia) ao longo do dia.
Quando acordamos, quando caminhamos, quando nos estressamos… a cada momento do dia nossa pressão se altera para suprir nossas necessidades de oxigenação.
Outro caso de alteração, são pessoas que sofrem de alguma deficiência respiratória. Se há menor entrada de oxigênio no sistema, o organismo automaticamente vai aumentar os batimentos cardíacos e, consequentemente, a pressão arterial, para que o sangue circule mais rápido e distribua melhor o pouco oxigênio que consegue captar.
Podemos entender, por exemplo, que pessoas que vivem em regiões muito poluídas, como é o caso da grande São Paulo, onde temos baixas concentrações de oxigênio e excesso de monóxido de carbono no ar que se respira, a pressão das pessoas tende a ser mais elevada para compensar este déficit de oxigenação, aumentando a circulação do sangue pelo organismo.
Os aspectos que podem afetar a pressão arterial estão mais envolvidas com nossos hábitos de vida. A vida sedentária, com a falta de atividades físicas contínuas, por exemplo, é um agravante sério e compromete de verdade nossa saúde cardiovascular.
Problemas como varizes, arteriosclerose, trombose e hipertensão poderiam ser evitados com facilidade se tivéssemos o hábito de caminhas, de andar de bicicleta, nadar…
Realizar atividades físicas regulares, pelo menos 3 vezes na semana, pode ser um grande diferencial entre envelhecer saudável ou carregar um belo conjuntos de doenças na terceira idade.
Ainda, é importante alertar sobre o consumo de água.
A maioria das pessoas não consome água suficientemente ao longo do dia, ou substitui a água por outros tipos de líquidos, como sucos, refrigerantes e isotônicos e acredita que está tudo bem. Mas não está! Nada substitui tão bem a água como a própria água. E a falta de água no organismo compromete o funcionamento de todos os órgãos e reduz a atividade metabólica. Sem água o corpo para!
Com relação à pressão arterial, com a falta de água, ocorre o aumento da densidade sanguínea e o aumento da concentração de eletrólitos (sais) no sangue.
Mais denso, o sangue precisa demais pressão para circular normalmente. Isso já é um complicante. O aumento dos eletrólitos, como sódio e potássio na corrente sanguínea, vai interferir na pressão de contração do coração, já que estes dois sais especificamente, são responsáveis pela contração da musculatura.
Quanto mais sódio e potássio na corrente sanguínea, mais forte o coração bate, mais alta é a pressão sanguínea.
Para piorar, existem os fumantes.
E a nicotina, com certeza, é um destruidor dos vasos sanguíneos. Pessoas que fumam têm mais chance de ter insuficiência cardíaca, arteriosclerose, hipertensão arterial, angina, trombose, doença coronariana, isquemia cerebral, AVC, etc.
Percebam que nenhum desses problemas são externos a você. Atividade física, água, fumo… tudo são escolhas suas e você só vai ter que enfrentar este problema se realmente quiser enfrentar.
Depois de hipertenso, é possível tratar com plantas medicinais?
Com certeza que sim! E os resultados são excelentes!!
Claro que as plantas não fazem milagre. Sem as mudanças necessárias nos hábitos de vida, o efeito do tratamento fitoterápico foca comprometido. E é por isso, que muitas pessoas começam o tratamento e não alcançam resultados, porque imaginam que apenas as plantas vão recuperar os níveis normais de sua pressão arterial e não deixam de fazer tudo aquilo que compromete sua saúde.
Para essas pessoas, as plantas realmente não vão funcionar.
Mas se você estiver disposto a mudar sua consciência, seu modo de vida, seus hábitos e suas crenças limitantes quanto a sua saúde, tenho certeza que em pouco tempo seu problema estará resolvido.
Vou deixar aqui apenas a recomendação de um suco e um chá que podem ser usados como controle da pressão arterial, desde que você faça a sua parte
#Suco contra a hipertensão
Ingrediente destaque chuchu
Sim, o chuchu que já foi chamado até de quarto estado da água, pode ajudar de maneira impressionante a cuidar da hipertensão e ninguém dá bola para ele.
Um estudo feito com 13 idosos hipertensos, com 60 anos em média, mostrou que o suco de chuchu reduziu a pressão arterial em curto espaço de tempo após o consumo, e com segurança, sem efeitos colaterais.
Já em outra pesquisa realizada na Universidade de Mulawarman, na Indonésia, pacientes hipertensos foram tratados por 7 dias com 100ml de suco de chuchu ao dia.
O resultado em todos os pacientes foi uma redução significativa na pressão arterial sistólica e diastólica. Em um dos resultados, a pressão do paciente saiu de 17/11 para 13/8,5 com o tratamento.
1 semana tomando 100ml de suco de chuchu por dia!
Dá pra acreditar?
Você pode cozinhar o chuchu e beber a água usada no cozimento, todos os dias pela manhã, porém a receita mais eficiente é suco de chuchu.
Higienize o chuchu, inclusive a casa, pegue metade dele, acrescente um limão espremido, 200 mil de água e bata no liquidificador. Coe e tome no desjejum.
A ação diurética do preparo vai ajudar a controlar a hipertensão.
Mas você pode acrescentar outros ingredientes à bebida e deixá-lo ainda mais potente
Receita do suco contra a pressão alta
Ingredientes:
½ xícara de chuchu crú picado
½ xícara de beterraba crua picada
Suco de 1 limão
300 ml de água
Bata tudo no liquidificador, coe e tome 1 ou 2 vezes ao dia.
O resultado é excelente no controle da pressão arterial.
Se perceber que a pressão baixa demais, reduza a quantidade em cada tomada.
E aí você me pergunta… Mas é só o chuchu que baixa a pressão e funciona até melhor do que remédio?
Não, eu posso citar também várias outras plantas medicinais
Chá contra a pressão alta
Por exemplo, a AROEIRA-SALSA de nome científico: Schinus molle. Uma arvorezinha que é plantada nas calçadas de todo o Brasil e pode ser encontrada no mundo todo.
Ela é Anti-hipertensiva, Ansiolítica, Anti-inflamatória e analgésica. E de quebra, antidepressiva!
Só para falar sobre os seus feitos para Hipertensão. uma pesquisa feita numa Universidade da Dinamarca atestou que o extrato das folhas da Aroeira-salsa causou inibição de 75% da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA).
Essa ECA eleva a pressão arterial e tenta ser combatida por medicamentos químicos, como o captopril e o Enalapril, que podem até ajudar no controle da sua pressão, ams deixam um rastro de efeitos colaterais.
Já a planta é matadora da ECA, mas além disso também diminui a ação da noradrenalina, um neurotransmissor que tanto compromete a pressão arterial causando vasoconstrição, como causa ansiedade.
Um sucesso não é?
Além da aroeira-salsa, existem plantas muito eficientes como diuréticos, como relaxante da musculatura ao redor dos vasos sanguíneos e inibindo a angiotensina, que é uma substância que contrai os vasos sanguíneos.
São plantas fáceis de encontrar, tanto na natureza, já que nascem em muitos lugares, quanto em casas de produtos naturais.
Falo de Chapéu-de-couro (Echinidorus grandiflorus), Sete-sangrias (Cuphea carthagenensis) e Embaúba (Cecropia sp) que juntas, misturadas a 500 ml de água, rendem um poderoso chá antihipertensivo
Receita do chá contra a pressão alta
Coloque a água para ferver.
Quando levantar fervura, desligue. Adicione 2 colheres de sobremesa de cada uma das plantas indicadas. Misture, tampe e aguarde 10 a 15 minutos.
Tome o chá ao longo do dia, dividindo em 3 ou 4 tomadas.
Pode guardar na geladeira durante o dia, preparando novo chá todos os dias pela manhã.
Agora é com você!
Se deseja tratar a sua pressão arterial ou ajudar alguém que sofre deste problema, o conhecimento está à sua disposição.Basta coloca-lo em prática!!
Por isso, fica aqui o meu convite:
Eu vou fazer um megaevento, online e gratuito, entre os dias 11 e 17 de abril.
É a Minissérie Plantas Medicinais – Missão APS!
Em 7 dias, você vai descobrir que todas as respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais
Para fazer a inscrição e garantir a sua participação sem nenhum custo, ser informado sobre o documentário e saber como tudo vai funcionar, basta apertar o link aqui.
Espero mesmo que você participe.