4 Benefícios do Chá de Capim-Cidreira
Uma erva conhecida e usada há décadas para o uso medicinal. Hoje quero falar mais sobre 4 benefícios do Chá de Capim-Cidreira, que tem nome científico Cymbopogon citratus, mas também pode ser conhecido popularmente como Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira.
Essa planta de origem asiática tem um aroma que remete ao perfume do limão, é muito usada para fins terapêuticos. Hoje, eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, quero te apresentar os 4 benefícios do chá de Capim-Cidreira.
O Capim-Cidreira é uma rica fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês.
4 Benefícios do Chá de Capim-Cidreira
1 – Capim-Cidreira reduz colesterol
Por ser rico em potássio, o chá de Capim-Cidreira ajuda na redução da pressão arterial, dilatando os vasos sanguíneos e permitindo uma melhor fluidez do sangue.
Além de ajudar na circulação sanguínea, ele reduz os índices de colesterol LDL, o ruim. Pois auxilia na absorção e aumenta o HDL, o colesterol bom, que é bom para a saúde do coração.
Um estudo de 2011 sobre química alimentar, feito em laboratório com camundongos, mostrou que em 21 dias teve-se um resultado positivo para a redução do colesterol nos camundongos que ingeriram Capim-Cidreira.
2 – Capim Cidreira no combate a ansiedade e insônia
O Capim Cidreira tem propriedades calmantes e relaxantes, por isso é um ótimo aliado para quem deseja melhorar o sono e controlar a ansiedade.
Esse chá também colabora para a produção e liberação de serotonina, substância fundamental para tratar a depressão e ansiedade.
O estudo “Chás e Fitoterápicos indicados para distúrbios do sono, ansiedade e depressão” apresentado no Congresso Nacional de Iniciação Científica mostra como o Capim Cidreira pode ajudar nessas condições e trazer um resultado positivo para quem vem sofrendo com esses males, pois ele é um sedativo leve e ansiolítico.
3 – Melhor digestão com chá de Capim Cidreira
Considerado um protetor gástrico que atua diretamente no sistema digestivo, ajudando a digerir os alimentos e evitar problemas estomacais e intestinais, o chá de Capim Cidreira é popularmente utilizado para tratar problemas de gastrite, úlcera, azia.
Além disso, a planta tem propriedades antissépticas que ajudam no controle de bactérias que causam problemas no sistema digestivo.
4 – Benefícios do capim cidreira para a pele
Essa planta é muito usada em pela indústria da beleza e cosméticos, por ter diversos benefícios para a pele.
O Capim- Cidreira é ótimo para manter nossa pele saudável. Ele auxilia na limpeza dos poros, ajuda a controlar a oleosidade e tonifica a pele.
Além destes benefícios, o Capim-Cidreira tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antisépticas. Essas propriedades são eficazes para manter a sua pele livre de infecções bacterianas ou fúngicas que podem causar acnes e manchas.
Como usar Capim-Cidreira?
O chá de Capim-Cidreira é o uso mais comum da planta!
Você precisará usar as folhas, que podem ser secas ou frescas. Utilize entre 2 ou 3 colheres de sopa de folhas de capim-cidreira capim e uma xícara de água fervente. Deixe a mistura descansar entre 5 a 8 minutos. Após coar pode beber. Preferir beber na parte da noite, pois a planta é sedativa e ajuda a induzir ao sono.
Contraindicações
Até o momento, não foram descritas contraindicações da erva cidreira, no entanto deve-se evitar consumir esta planta medicinal na parte da noite, pois ela auxilia a induzir o sono.
Venha ser autor da sua própria saúde!
A nossa minissérie já está acontecendo! Por este motivo não posso deixar de te convidar para mudar a sua vida! Serão 7 dias de aula ao vivo e lá eu, Daniel Forjar, vou te ajudar a descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!
De 11 a 17 de julho te espero para este mega evento, ao vivo! Venha participar com a gente!