Setembro vermelho: plantas podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares
O mês de setembro é marcado pelo setembro vermelho, um mês para prevenção às doenças cardiovasculares.
Elas são um conjunto de doenças que acabam atingindo o coração, por uma vida com hábitos não muito saudáveis, sem exercícios, com uma alimentação pouco balanceada, além de muito estresse.
Porém esses não são os únicos meios de estas doenças acontecerem, existem aqueles que já nascem com ela. Existe também a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares através de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que provocam a inflamação do coração.
E quero te mostrar que as plantas podem ser grandes amigas para quem deseja cuidar da saúde do coração. Elas podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. E eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia vou te apresentar quais você pode e deve usar.
Então vamos conhecer quais plantas podemos usar para garantir a saúde do nosso coração?
1 – Cebola
A cebola contém quercetina, um antioxidante que ajuda a prevenir inflamações e reduz coágulos. Ele ainda ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL e no controle da hipertensão.
Um estudo feito com 43 mil homens mostrou que os que consumiam 613 mg por dia de antocianinas, substância presente na cebola, tiveram uma redução de 14% no risco de ter ataque cardíaco.
Já um estudo com mais de 93 mil mulheres comprovou, assim como o estudo anterior, que a ingestão dessa substância diminuiu em 32% as chances de infartos.
2 – Alho
O alho é um grande aliado para a saúde do coração, pois ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, que é o considerado “ruim” e de triglicerídeos. Isso acontece pois o alho inibe a oxidação, reduzindo o risco de aterosclerose, que pode auxiliar no surgimento de doenças cardiovasculares.
Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial. A quantidade de alicina ingerida por dia deve ser alta. Equivalente a quatro dentes de alho por dia.
Estudo feito com humanos mostrou que a suplementação com alho impacta significativamente na redução da pressão arterial.
No estudo, doses de 600 a 1.500 mg de extrato de alho foram distribuídas aos participantes da pesquisa e ela foi tão eficaz quanto o remédio Atenolol, que é usado por pessoas que buscam reduzir a pressão arterial.
Fazendo assim que quem o consuma evite doenças que possam prejudicar a saúde do coração.
3 – Beterraba
A beterraba contém nitrato em sua composição, que por sua vez tem ação vasodilatadora e controla a pressão arterial, assim o coração consegue mandar sangue para o corpo todo de uma maneira mais tranquila.
Assim como mostra o estudo feito na Austrália pelo Instituto de Diabetes e Coração Baker. 30 voluntários ingeriram 500 ml de suco de beterraba durante 1 dia. Foram monitorados durante este tempo e tiveram resultados impressionantes.
Os resultados demonstraram grande redução da pressão arterial após seis horas do consumo do suco. Segundo os pesquisadores, a alta concentração de nitratos na beterraba é a responsável por esse grande benefício.
4 – Rubim
O rubim é usado há mais de 2 mil anos na medicina tradicional chinesa. O nome científico dessa planta é Leonurus Sibiricus e o princípio ativo que a torna uma preciosidade é a Leonurina.
As pesquisas comprovam que ela é um cardioprotetor, especialmente por sua atuação no sistema circulatório, estimulando o fluxo de sangue e sendo um excelente antitrombótico.
5 – Banana
A banana pode ser uma grande amiga para quem deseja cuidar do coração! Isso porque a banana é rica em potássio, um mineral que regula os batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos, inclusive do coração.
Esse mineral pode também controlar os níveis de sódio no corpo e assim prevenir um dos fatores de risco para o infarto, a hipertensão.
Uma minissérie especial sobre como transformar plantas em remédios naturais!
E o alho, cebola e muitas outras plantas simples que estão no seu dia a dia podem prevenir e tratar a saúde de coração e muitos outros problemas de saúde e se você quer aprender mais tenho um convite especial.
E para te mostrar como é simples utilizar as plantas medicinais são simples de utilizar e como elas já fazem parte de nossas vidas que estamos produzindo um mega evento. A minissérie Plantas Medicinais: A escolha.
E você não pode ficar de fora! Te espero para este mega evento, ao vivo!
Escolha a sua saúde em primeiro lugar e venha mudar a sua vida!