Chá de erva-cidreira emagrece? Conheça os principais benefícios
O que é?
A Erva-cidreira verdadeira, de nome científico Melissa officinalis, é muito estudada por apresentar diferentes benefícios terapêuticos, sendo um dos mais buscados o emagrecimento. De fato, ela contribui indiretamente para vencer a obesidade, mas é no cérebro que seus feitos são mais poderosos.
Vale lembrar que a planta é também um ótimo agente antifúngico e bactericida, analgésico e anti-inflamatório.
Por isso que eu, Daniel Forjaz, professor de fitoterapia, biólogo e especialista em plantas medicinais resolve destinar o encontro de hoje para te ajudar a conhecer mais a nossa erva-cidreira verdadeira já fazendo uma ressalva:
Tome cuidado com as outras plantas que atendem pelo nome de cidreira por aí. É muito fácil confundir, por isso é bom sempre reconhecer a planta por seu nome científico. A erva-cidreira verdadeira também é conhecida como melissa. E já deixo a imagem aqui da planta para que você também consiga reconhecer.
Qual é o principal benefício da erva-cidreira verdadeira?
Segundo os estudos que eu tive acesso e uso com os meus alunos, a erva-cidreira verdadeira comprovadamente melhora a agitação cerebral e reduz marcadores inflamatórios. Justamente por isso que seu benefício mais conhecido é na indução do sono e redução da ansiedade.
Uma pesquisa bem interessante feita por pesquisadores iranianos atestou o poder calmante de 500mg de extrato seco da erva cidreira.
Oitenta pacientes que tinham enfrentado uma cirurgia cardíaca de grande porte foram divididos em dois grupos.
Um tratado com erva-cidreira verdadeira 3 vezes ao dia e outro com placebo. Todos estavam muito ansiosos e com sono comprometido antes da intervenção.
E o que ocorreu com quem fez o tratamento com erva-cidreira?
Ficou bem menos ansioso e menos insone.
Uma outra sugestão interessante de uso terapêutico é como analgésico natural.
Os estudos mais contundentes são de alívio para dores de cabeça e enxaqueca, sendo indicadas para tomar tanto de forma preventiva quanto para a busca de alívio em situações de dolorimento.
E para emagrecer, a planta erva-cidreira funciona?
O feito dessa erva é mais indireto na redução de gordura corporal.
Uma vez que já se sabe que o fato de não dormir bem provoca desequilíbrios hormonais importantes, que ampliam a sensação de fome e diminuem a sensação de saciedade.
Por isso, ao reunir como 3 benefícios principais as suas propriedades ansiolítica, analgésica e sonífera, eu costumo indicar a erva-cidreira verdadeira como um dos recursos de apoio.
Porém, talvez o maior ganho entre quem a conhece e a usa seja a possibilidade de diminuir a dependência de medicamentos que, normalmente, frequentam a vida de quem não dorme bem, é ansioso e tem dores.
Só falando sobre a insônia, olha só o combo de doenças que são mais incidentes em quem não dorme bem.
- Mais risco de obesidade
- Mais risco de diabetes
- Mais risco de hipertensão
- Mais risco de câncer.
E vale dizer que os medicamentos químicos usados como indutores do sono, os tipos soníferos, ansiolíticos, barbitúricos e hipnóticos, afetam diretamente o cérebro, comprometem a noção de tempo e espaço e as pesquisas mostram que não são nada inofensivos.
Um estudo feito com base em dados de 14 mil pessoas, liderados por pesquisadores canadenses, mostrou que essas drogas ampliam o risco de suicídio e morte em geral na casa dos 36%
Posso parar de usar remédio se eu usar a erva-cidreira?
Bom, essa é uma pergunta bastante recorrente, feita principalmente por quem ainda não conhece muito o meu trabalho desenvolvido no programa Autor da Própria Saúde, o APS 100%
Então, antes de responder, eu só queria contar um pouco sobre o que é esse projeto.
O Programa APS 100% é um método que eu desenvolvi que ensina pessoas de todas as idades e situações de saúde a fazerem seus tratamentos usando 100% de plantas medicinais.
Pois bem.
Fiz uma pesquisa com 271 alunos participantes e, nada mais nada menos, do que 98,9% responderam que SIM, as plantas medicinais que eles aprenderam a usar no programa os ajudaram a melhorar a saúde de forma global.
E aí que vem o pulo do gato: 58.8% disseram que com os conhecimentos colocados em prática foi possível parar de usar todos os medicamentos químicos e substituir por plantas medicinais.
E mais: outros 35.3% disseram que conseguiram reduzir quase todas drogas que compravam em farmácia antes de entrar no programa.
E aqui eu falo de problemas de saúde importantes como insônia, obesidade, pressão alta, dores crônicas, diabetes, ansiedade, depressão e muito mais.
Diante desses dados, então, para a pergunta sobre a possibilidade de parar de tomar remédio com o uso da erva-cidreira ou qualquer outra planta é SIM.
É claro que existe a possibilidade real de você poder parar de tomar remédios químicos se você aprender a fazer a sua parte e usar as plantas medicinais de maneira consciente e estruturada.
Como eu disse, não tem milagre nas plantas e uma erva sozinha não vai fazer verão.
Por isso que o meu papel é dizer sim, é possível até parar de tomar remédio químico mas tem um DEPENDE aí.
Porque a realidade de poder eliminar os medicamentos químicos da sua vida depende do seu comprometimento em fazer a sua parte.
Depende do quanto a sua saúde já foi comprometida.
Depende se você vai fazer as mudanças de comportamento necessárias.
E depende também de você ser guiado por um caminho correto, completo e poderoso de conhecimento e transformação.
As respostas para a sua saúde estão nas plantas medicinais, mas você precisa agir, colocar conhecimento em prática e ter o conhecimento transformado em sabedoria.
Por isso, antes de finalizar aqui e te orientar como você pode começar a consumir a erva-cidreira verdadeira, só uma pausa para um convite extraordinário:
Eu vou fazer um megaevento, online e gratuito, entre os dias 11 e 17 de abril.
E já lanço um desafio para quem participar da Missão APS. Você vai descobrir em 7 dias que todas as respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais. Para fazer a inscrição e garantir a sua participação sem nenhum custo basta apertar o link aqui: https://bit.ly/3pMPlLZ
Agora sim:
Como consumir a erva-cidreira verdadeira?
Para começar, você pode comprar a planta e fazer um chá.
Uma colher de sobremesa de planta seca picada para cada xícara de água.
Pode tomar de 1 a 3 xícaras ao dia, deixando a última para próximo do horário de dormir.