9 de fevereiro de 2023

Conheça as 5 Plantas Medicinais Antigripais

Categoria: Sem categoria

Você com certeza já se pegou com aquela gripe chata, que te põe de cama, aquele resfriado que atrapalha a sua rotina, ou mesmo uma Bronquite que tira a sua vida dos eixos.

O mais óbvio, nesse momento, é querer se entupir de remédio químico e ir pra luta de novo, como se não tivesse nada de errado.

Entretanto, existem alternativas muito mais naturais para esse problema, e que irão sanar esse problema sem trazer nenhum efeito colateral.

Foi pensando nisso que hoje compilamos cinco plantas para você que quer se livrar de vez dessa gripe, utilizando do melhor dos efeitos antivirais dessas soluções naturais!

 

Guaco (Mikania glomerata)

O Guaco já é uma planta bem conhecida na medicina natural. Com certeza você já deve ter visto a sua avó ou sua mãe fazendo um cházinho dessa poderosa planta.

Toda a sua popularidade se deve muito à sua fácil acessibilidade, mas principalmente à sua eficácia contra a gripe e outros problemas no sistema respiratório.

Isso acontece porque o Guaco possui função expectorante e broncodilatadora, ou seja, ele desobstruiu as vias aéreas e os pulmões do excesso de muco, o popular catarro, ao mesmo tempo que dilata essas passagens para facilitar a entrada e saída do ar.

Ele é altamente indicado para casos de gripe, tosse seca, bronquite e asma, pois é um potente aliado para o sistema respiratório.

O Guaco tem um efeito semelhante e tão potente quanto as bombinhas de asma, já que ambos possuem a função broncodilatadora, mas o Guaco tem a vantagem de ser livre de efeitos colaterais.

Melissa (Melissa officinalis)

Consuma de 2 a 3 xícaras por dia de chá de melissa

Popularmente também conhecida como cidreira, a Melissa é outra planta que apresenta ação benéfica atuante no sistema respiratório.

Entretanto, sua atuação é diferente da do Guaco, por exemplo, pois ela tem um efeito anti-mucolítico, ou seja, previne e impede que o muco se acumule antes mesmo que ele seja formado.

Por isso que muitas vezes a sua utilização é indicada em conjunto ao Guaco ou outras plantas semelhantes, pois enquanto uma terá um efeito broncodilatador, limpando o muco já acumulado, a Melissa impedirá que a produção mucolítica prossiga, evitando um novo acúmulo.

 

Gengibre (Zingiber anisum)

Gengibre é uma das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios

O Gengibre também é outra planta já bem conhecida, tanto na medicina natural quanto na culinária. Ele é largamente utilizado como tempero e condimento em diversos alimentos, mas além disso, pode ser consumido como remédio, seja como chá ou óleo essencial.

Ele tem uma forte atuação antitussígena, agindo contra as tosses secas e limpando os pulmões.

No caso da gripe, o Gengibre é altamente recomendado, já que ele tem alto poder desinflamatório e impede a fixação de vírus no organismo.

Se indica a utilização do Gengibre não somente como forma de tratamento de gripes e bronquites, como também como forma de prevenção e fortalecimento do organismo, evitando futuros problemas virais.

 

Alfavacão (Ocimum gratissimum)

Também popularmente conhecido como Alfavaca-cravo, o Alfavacão é uma planta muito conhecida pelo seu aroma adocicado de cravo.

O seu uso é muito recomendado para fumantes, já que ele atua limpando os pulmões do excesso de muco ou de outras impurezas.

Se indica que se utilize a planta por meio da inalação, em casos de Gripe, Bronquite, Asma ou Tosse Seca.

Essa ação no sistema respiratório se deve graças ao Cineol presente em sua composição. Entretanto, essa substância só é encontrada no Alfavacão caso ele seja colhido ao final do dia, perto do pôr-do-sol.

Agora, caso você deseje aproveitá-lo por causa do seu aroma de cravo, é necessário colhê-lo ao meio-dia, quando a planta possuirá em sua composição o Eugenol, responsável por esse aroma.

 

Mangueira (Mangifera indica)

Folha de manga é uma das 3 plantas medicinais para problemas respiratórios

Sim, o pé da Manga possui uma vasta gama de benefícios para o organismo, e principalmente no sistema respiratório.

Isso porque há uma grande concentração de Mangiferina em sua composição, sendo este um composto com poderosa antiinflamatória, sendo altamente indicada para problemas gripais no geral, que tenham agravantes no sistema respiratório.

O que se recomenda é que o tronco e a casca da Mangueira sejam utilizadas para tratar Bronquite e Asma, enquanto as folhas são indicadas para quadros de gripe e Resfriado.

Anotou as plantas indispensáveis para o seu tratamento natural contra gripes?

Agora na próxima você já sabe: existem sim alternativas naturais e sem efeitos colaterais para cuidar de si e da sua família! E vale muito a pena aplicar na sua vida, mas para isso acontecer de forma segura, é preciso estudo.

Portanto, acesse o canal oficial do Autor da Própria Saúde para saber mais sobre as plantas citadas aqui.