medicamentos podem elevar a pressão
6 de julho de 2022

Conheça os 3 efeitos colaterais mais comuns dos remédios para pressão alta

Categoria: Sem categoria

Medicamentos químicos para hipertensão estão entre os mais indicados e usados no Brasil. Um levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que entre abril de 2021 e março de 2022 as farmácias venderam, em média, 15,24% mais medicamentos para hipertensão do que nos 12 meses anteriores. Por este motivo, quero que você conheça os 3 efeitos colaterais mais comuns dos remédios para pressão alta.

Como toda droga, o uso pode acarretar efeitos colaterais. Nesse material de hoje eu revelo quais são as três sequelas mais comuns associadas a esses fármacos e como as plantas medicinais podem ajudar a evitar o acúmulo desses danos:

Conheça os 3 efeitos colaterais mais comuns dos remédios para pressão alta:

Conheça os 3 efeitos colaterais mais comuns dos remédios para pressão alta, mas primeiro vou te mostrar alguns efeitos colaterais associados aos remédios para a pressão:

  • Tonturas;
  • Retenção de líquidos;
  • Alterações na frequência cardíaca;
  • Vômitos, náuseas;
  • Sudorese;

E agora os mais comuns deles, que você pode ter e não saber o motivo. Conheça os 3 efeitos colaterais mais comuns dos remédios para pressão alta:

Efeito colateral 1: aumento de risco de quedas por causa dos remédios para a pressão

Uma pesquisa da Universidade de Yale mostrou que usuários de remédios para pressão podem ter quedas fatais por causa dos efeitos colaterais acarretados. 

Os perigos dos remédios químicos são tantos que, segundo os autores do estudo, se assemelham aos de ataques cardíacos. 

Efeito colateral 2: Mais queixas de Impotência sexual em quem usa remédio para a pressão

A impotência sexual é outro problema que pode ocorrer com o uso de medicamentos para hipertensão. 

Isso acontece porque alguns remédios reduzem a circulação de sangue no pênis. Pacientes já relataram casos de impotência e falta de desejo sexual provocado pelo uso do medicamento.

Efeito colateral 3: dores de cabeça recorrentes associadas ao uso de remédios para a pressão alta

Outro problema bem comum para quem toma remédio para hipertensão é a dor de cabeça. Se você convive com a dor e não sabe o motivo, pode ser esse! 

O nosso cérebro produz a endorfina, conhecido como hormônio do bem-estar, que é um analgésico próprio. Quando tomamos muito remédio, nosso cérebro se acomoda e para de produzir endorfina. Surgindo a temida dor de cabeça.

Além dos efeitos colaterais que são comumente associados ao uso de remédios químicos usados para controlar a pressão alta, há alguns dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, determinou que fossem recolhidos e interditados alguns lotes de Losartana. 

Por que alguns lotes de Losartana foram recolhidos?

Segundo a Anvisa, o recolhimento do lote foi uma medida de segurança. Pois foi encontrada a presença de uma impureza, o azido, com concentração acima do permitido. 

Tanto essa, quanto outras substâncias químicas presentes nos remédios. Essas substâncias podem acabar causando mudanças no DNA e até mesmo podem apresentar risco de casos de câncer.  

Outros remédios que podem elevar a pressão arterial

remédios podem elevar a pressão arterial

Vale dizer que além dos anti-hipertensivos podem provocar efeitos colaterais, a hipertensão pode, também, ser causada, agravada e descontrolada pelo uso de medicamentos que são usados para outras finalidades. 

Uma revisão de estudos científicos feita em Israel, mostrou que os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, podem induzir aumento da pressão arterial e interferir no tratamento anti-hipertensivo, atenuando ou impedindo seu efeito.

Lembre-se que é considerada normal a pressão de 9 por 6  até 14 por 9, mas cada pessoa tem um nível de pressão normal, por isso nem todos precisam chegar e se estabilizar no 12 por 8. 

Então, se você não quer mais viver com medo de efeitos colaterais, com impurezas no seu corpo, eu Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, quero te ajudar a conhecer e entender quais plantas medicinais podem te ajudar neste momento.

Como as plantas medicinais podem ajudar a controlar a pressão arterial?

Isso porque,  algumas plantas podem ajudar a desenvolver a flexibilidade dos vasos e artérias permitindo o melhor fluxo de sangue, assim como inibem a presença de enzimas e proteínas que elevam a pressão.  

Separei, então, 3 usos diferentes com as plantas medicinais que podem ajudar a controlar a pressão arterial de forma natural  

Claro que as plantas não fazem milagre. 

Sem as mudanças necessárias nos hábitos de vida, o efeito do tratamento fitoterápico fica comprometido. 

Mas se você está disposto a virar o jogo e usar as plantas medicinais como apoio, separei algumas receitas de sucos e chás que podem te ajudar neste momento. 

Você pode dar o primeiro passo com elas e depois seguir o caminho para ser um Autor da Própria Saúde. 

Solução para a pressão 1: suco de Chuchu

chuchu para reduzir a pressão

O suco de chuchu ajuda a reduzir a pressão arterial em pouco tempo, sem efeitos colaterais.

O chuchu, cientificamente conhecido como Sechium edule, é alvo de estudo para o controle de pressão. Um dos estudos feito com 13 idosos hipertensos, mostrou que o suco de chuchu ajuda a reduzir a pressão arterial em pouco tempo, sem efeitos colaterais.

Já uma pesquisa realizada na Universidade de Mulawarman, na Indonésia, foi dado durante 7 dias 100 ml de suco de chuchu para pacientes hipertensos. Todos os participantes da pesquisa tiveram uma redução significativa da pressão. Um dos resultados mais impressionantes e positivos foi a redução da pressão de 17/11 para 13/8,5.

Como fazer suco de chuchu para reduzir a pressão? 

½ xícara de chuchu cru picado

½ xícara de beterraba crua picada

Suco de 1 limão

300 ml de água

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador, coe e tome 1 ou 2 vezes ao dia.

Contraindicação:

Não foi encontrada toxicidade do chuchu das dosagens indicadas. Em excesso, pode aumentar a excreção de potássio no organismo.

Solução para a pressão 2: Chá de Aroeira-Salsa 

aroeira-salsa para chá

Além de diminuir a ECA, ela também diminui a ação da noradrenalina

Uma planta de fácil acesso, que tem em todos os cantos do Brasil, a Aroeira-Salsa, conhecida cientificamente como Schinus molle, pode ser uma grande ajuda para quem deseja controlar a pressão. 

Pesquisas feitas em uma Universidade da Dinamarca, trouxeram resultados surpreendentes sobre o extrato das folhas da Aroeira-salsa. O estudo mostrou que as folhas da planta causaram inibição de 75% da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA).

Além de diminuir a ECA, ela também diminui a ação da noradrenalina, um neurotransmissor que tanto compromete a pressão arterial causando vasoconstrição, como causa ansiedade.

Como fazer chá de aroeira-salsa para reduzir a pressão? 

Duas a três colheres de sopa de aroeira-salsa 

300 ml de água

Modo de fazer:

Ferva a água e coloque junto com as folhas em infusão. Espere de 5 a 8 minutos, após esse tempo você pode coar e beber o chá. Tome de duas a três xícaras ao dia!

Contraindicação

É segura e apresenta baixa toxicidade. Quando usada na pele em alta dosagem pode apresentar irritação local. 

Solução para a pressão 3: Beterraba 

chá de beterraba

A beterraba é rica em uma substância chamada nitrato

Um legume que é presente na mesa de muitas pessoas, de fácil acesso e muito conhecido. Estou falando da beterraba, que tem como nome científico, Beta vulgaris. 

A beterraba é rica em uma substância chamada nitrato, que melhora a dilatação das veias, o fluxo sanguíneo e a passagem do oxigênio.

Um estudo randomizado mostrou que o suco de beterraba crua, usado por 24 adultos hipertensos, diminuiu a inflamação e controlou a pressão arterial em 15 dias.

Suco de beterraba para regular a pressão

½ xícara de beterraba crua picada

1 copo de água filtrada

Modo de preparo: 

Bata tudo no liquidificador, coe e consuma imediatamente. 

Contraindicação

Não foram encontrados estudos que indiquem risco de toxicidade nas dosagens recomendadas. 

Um convite para mudar a sua vida e ser o autor da própria saúde!

convite minissérie

Já começamos o aquecimento para a nossa minissérie com lives nas nossas redes sociais, com depoimentos incríveis de alunos que conseguiram mudar suas vidas com o uso de plantas! 

Por este motivo não posso deixar de te convidar para esse lançamento que vai mudar a sua vida! Serão 7 dias de aula ao vivo e lá eu, Daniel Forjar, vou te ajudar a descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!

De 11 a 17 de julho te espero para este mega evento, ao vivo! E aproveita que as inscrições são gratuitas