Criança pode usar planta medicinal?
Talvez você já tenha se perguntado, criança pode usar planta medicinal? A resposta é sim! Mas calma, nem toda planta pode ser usada por esses serzinhos.
Se você deseja tratar alguma criança com plantas medicinais te convido a ler essa matéria, pois eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, vou te apresentar as melhores plantas para crianças.
Existem várias plantas medicinais que são proibidas para crianças, um exemplo disso é o guaco, poejo, erva-de-touro, mesmo que essas plantas sejam as ideais para os tratamentos, teremos que encontrar substitutas.
Isso porque algumas plantas têm substâncias que agridem o fígado, o rim, o estômago e as crianças estão em processo de formação destes órgãos. O que para um adulto vai fazer bem, para uma criança muito pequena, pode haver complicações.
Mas existem muitas plantas que podem ser usadas para tratar crianças! E hoje vou te apresentar 3 plantas que são seguras em tratamentos infantis. Vamos conhecer quais são?
Gases e cólicas:
O gervão, cientificamente conhecido como Stachytarpheta cayennensis, é uma planta nativa da América, muito comum na região Amazônica. Ela é rica em flavonoides e ácidos como o clorogênico, cafeico, ursólico e o salicílico.
O Gervão é um excelente carminativo! Auxiliando na redução de gases e cólicas intestinais, principalmente em bebês.
A planta possui muitas propriedades medicinais como: anti-inflamatórias, antioxidante, bactericida moderável, vermífuga, analgésica, cicatrizante, gastroprotetor, antiespasmódico, antifúngica, hepática, tônica, imunoestimulante e diurética.
Sendo assim o chá de Gervão, é indicado como um “remédio” caseiro para cólicas intestinais, gases e diarréias. A bebida estimula e adequa o trato intestinal, aliviando os desconfortos gástricos.
Inflamações e machucados:
Ela é a planta queridinha aqui do Autor da Própria Saúde, o nome científico dela é Cordia verbenacea e suas propriedades medicinais também são comprovadas como: antioxidantes, antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Sim, estamos falando da Erva-Baleeira.
Essa planta trata todos os tipos de inflamações e machucados, auxiliando na cicatrização! E o melhor de tudo, essa planta tão incrível pode e deve ser usada para tratamentos em crianças, pois não traz nenhum perigo para elas.
Por ter ação antioxidante, ela combate os radicais livres, que são espécies de sujeiras químicas, tendo ação analgésica e anti-inflamatória.
Os efeitos não param por aí. A erva-baleeira apresenta excelente ação antibiótica, sendo em alguns casos mais efetiva e em outros potencializando a eficácia do medicamento químico dessa classe terapêutica.
Como anti-inflamatório, os extratos de erva-baleeira demonstram excelente capacidade em combater diversos modelos de inflamação com muito eficiência, indicada para casos de entorses, contusões, luxações, lesão ligamentar, dores musculares, dores articulares, tendinites, fibromialgia, inflamações de garganta e estômago, entre outras.
Na cicatrização de feridas, o medicamento fitoterápico Acheflan, que é produzido a partir de erva-baleeira, teve resultados melhores que um medicamento convencional cicatrizante.
Ansiolítico natural
Uma erva conhecida e usada há décadas para o uso medicinal que tem nome científico Cymbopogon citratus, mas também pode ser conhecida popularmente como Capim-Cidreira, Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira.
A erva é uma rica fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês.
O Capim Cidreira tem propriedades calmantes e relaxantes, por isso é um ótimo aliado para quem deseja melhorar o sono e controlar a ansiedade. Além de ter um sabor mais suave, faz com que as crianças gostem muito.
Esse chá também colabora para a produção e liberação de serotonina, substância fundamental para tratar a ansiedade.
O estudo “Chás e Fitoterápicos indicados para distúrbios do sono, ansiedade e depressão” apresentado no Congresso Nacional de Iniciação Científica mostra como o Capim Cidreira pode ajudar nessas condições e trazer um resultado positivo para quem vem sofrendo com esses males, pois ele é um sedativo leve e ansiolítico.
E se você quiser saber mais, temos uma live na qual falamos sobre como tratar crianças com plantas medicinais. Você pode assistir aqui.
Um convite para você!
Agora você já conhece três plantas que podem ser usadas em tratamento de crianças. E se deseja conhecer mais, a nossa lista de espera para quem deseja fazer parte da turma do APS100% está aberta.
Se inscreva e não fique de fora!