Erva Baleeira: tem como usar em Tintura? Veja as possibilidades de uso
Se você já está nesse mundo das alternativas naturais para tratar problemas de saúde, já deve ter ouvido falar da Erva Baleeira ou Cordia verbenacea, seu nome científico. A planta comum no litoral brasileiro que pode ser um coringa para o seu tratamento natural.
Rica em propriedades anti inflamatórias, ela é indispensável para o tratamento natural da fibromialgia, tendinite, dores musculares, inflamações na garganta e estômago, luxações, e muito mais!
Quer saber mais sobre a Erva-Baleeira e seus benefícios?
Assista ao vídeo abaixo:
Mas hoje vamos falar das diversas formas de usar essa planta e usufruir dos seus benefícios para a saúde.
Você é daquelas pessoas que não suportam chá? Com plantas amargas, então…
Sim, existem pessoas que não continuam com o tratamento natural por todos os aspectos desagradáveis de tomar chás. O sabor, o tempo empenhado em fazer, as dosagens…
É por isso que existem diversas estratégias de uso para que você usufrua dos benefícios das plantas da forma mais confortável possível.
Hoje vamos mostrar aqui as diferentes formas de utilizar a erva baleeira para fazer seu tratamento!
1° Forma: Chá
A forma mais comum de consumo: o Chá da Erva Baleeira!
Sim! A Cordia verbenacea tem um sabor mais agradável, sendo utilizada até como tempero. Por isso, muitas pessoas não encontram problemas em consumir o seu chá para tratar inflamações naturalmente.
Mas como fazer o chá da Erva Baleeira da forma correta?
A forma mais indicada é fazer o chá por infusão.
Deixe a água ferver por mais ou menos 2 minutos, ponha a planta picada, tampe a mistura e espere esfriar.
Depois é só coar e tomar.
2° Forma: Tintura de Erva Baleeira
Como fazer a tintura?
Apenas uma pessoa que tenha o conhecimento necessário para saber exatamente as dosagens e a forma correta de fabricar essa solução pode fazer a tintura! Nada de fazer sozinho em casa!
Mas esse remédio natural com a erva baleeira é feito à base de álcool de cereais e diluído na água quando for consumido.
3° Forma: Cápsula
As cápsulas de erva baleeira podem servir para quem não quer de jeito nenhum experimentar o sabor do remédio natural ou que prefere por mais praticidade.
Em alguns casos, quem tem problemas em engolir cápsulas, não é recomendada essa forma.
Feitas com uma gelatina que carrega o princípio ativo da planta, você pode encontrá-las na farmácia de manipulação.
4° Forma: Compressa
A compressa é de uso totalmente tópico. Por seu poder anti inflamatório, ela é indicada para dores musculares, luxações, entre outros.
Dependendo do estado da sua inflamação, você pode fazer a compressa com 1 punhado de planta picada para cada 1 litro de água fervente.
Assim que a água ficar morna, molhe um pano e passe na região.
5° Forma: Pomada
Assim como a tintura, a pomada de erva baleeira deve ser feita com dosagens corretas e por quem entende. Do contrário, você pode não ter efeitos ou mesmo ser prejudicado.
A pomada natural é feita com manteiga vegetal (como a manteiga de cacau), óleo vegetal e cera de abelha.
Ela é indicada em casos de uso prolongado, onde você precisa passar por vários dias e quer um jeito mais prático que a compressa.
6° Forma: Erva Baleeira no Feijão!
Sim! A erva baleeira pode ser considerada uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Ela tem um cheirinho de “caldo de galinha”, os cubinhos de tempero artificial.
Por isso, se quiser ter refeições mais “terapêuticas” e tratar seus problemas de saúde com erva baleeira, pôr ela na sua comida é uma ótima opção.
Gostou das inúmeras formas de usar a Erva Baleeira?
Lembrando que NÃO existe melhor ou pior forma de usar uma planta medicinal!
Estas são apenas estratégias de consumo, caso você não goste do sabor da Erva Baleeira, existem diversas formas de ser usada e se beneficiar com suas propriedades anti-inflamatórias!