queda de cabelo - destaque
3 de março de 2022

O remédio natural para tratar a queda de cabelo

Categoria: Queda de cabelo

Vinte e cinco por cento das pessoas infectadas pelo novo coronavírus enfrentam a queda de cabelo como uma das sequelas mais numerosas, revela pesquisa publicada no Jornal The Lancet. Chamada de alopécia pós-covid, existe uma procura importante sobre chás e ervas que podem ajudar a reverter esse sintoma. 

Por isso eu, Daniel Forjaz, biólogo, professor de fitoterapia e especialista em plantas medicinais, separei as 3 melhores opções naturais que podem ser usadas tanto por quem é enquadrado no sintoma pós-Covid como também por quem precisa prevenir e evitar a calvície não associada diretamente ao coronavírus. 

Por que os fios caem e como as plantas podem reverter a queda de cabelo?

Queda de cabelo

Os mecanismos para  a queda de cabelo após a infecção por coronavírus ainda estão sendo investigados, mas paira na comunidade científica de que a origem é o que chamam de eflúvio telógeno.

Eflúvio telógeno é uma das causas mais comuns de queda de cabelo, presente também em quem não adoeceu por Covid-19. 

É caracterizado por uma perda capilar difusa, em várias regiões da cabeça. Ocorre devido a uma mudança abrupta do ciclo capilar da fase anágena (crescimento) para fase telógena (fase de repouso), com aumento para a predisposição a queda. 

Normalmente ocorre entre 2 a 3 meses após um trauma, que na maioria das vezes envolve:

 

 

  •  estresse 
  • uso de drogas químicas (inclusive medicamentos, como exemplo quimioterápicos)
  •  – deficiência nutricional
  • Infecções virais severas, especialmente se acarretam febre

A literatura científica e a minha prática com os mais de 15 mil alunos mostram que existem na natureza opções de plantas medicinais que funcionam como verdadeiros remédios naturais anti-queda de cabelo. 

Isso porque elas agem, especialmente, bloqueando a ação de enzimas que provocam ou aceleram a calvície. 

Por isso, apresento agora o meu protocolo anti-calvícei.

Trata-se de um combo de 3 plantas.

 

As 3 melhores medicinais para combater a calvície. 

Cada uma das 3 plantas selecionadas para estar aqui coleciona estudos importantes sobre os efeitos contra alopécia e queda de cabelo, auxiliando em todas as fases de crescimento capilar. 

Vou primeiro descrever cada uma delas. 

 

hibiscus rosa-sinensis

Planta 1: Hibisco-de-jardim, o hibiscus rosa-sinensis

Um estudo feito na Indonésia in vivo atestou que os efeitos do extrato do hibisco de jardim em animais com alopécia são bem positivos e que os resultados aparecem em menos de um mês de uso. 

Em 25 dias de tratamento, foi atestado crescimento dos fios, tanto em quantidade como em espessura. 

Um segundo estudo indiano demonstrou que tanto o comprimento dos fios, quanto a densidade capilar aumentaram com o uso dos extratos de hibiscus de jardim em casos de alopecia por estresse.

 

 

Alecrim

Planta 2: Alecrim, ou Rosmarinus officinalis

Já no caso do alecrim, uma pesquisa realizada no Japão demonstrou que o seu extrato aplicado topicamente em animais com alopecia – estimulada por testosterona – hormônio masculino – tiveram um estímulo significativo do crescimento dos pelos, na casa dos 90% de restauro do pêlos.

 Na comparação com Minoxidil, droga química vendida em farmácias para combater a calvície, o extrato de alecrim foi mais eficiente entre os animais testados.

O mecanismo de ação é que o alecrim reduz a atuação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase que, quando em excesso, pode acelerar a queda de cabelo.

 

goiaba

Planta 3: Folhas de goiaba, a Psidium guajava

No caso da Goiaba, uma pesquisa indiana demonstrou que a densidade capilar de de animais tratados com quimioterapia foi significativamente aumentada com o uso interno e tópico dos extratos de goiaba.

O mecanismo de ação que faz as folhas de goiaba serem tão eficientes é por causa da regulação da enzima fosfatase alcalina.

Pessoas que têm baixos índices de fosfatase alcalina apresentam mais sintomas de calvície. Quimioterapia, por exemplo, reduz a presença dessa enzima, assim como eventos estressores intensos. 

As pesquisas sobre os extratos com a folha de goiaba mostram que tanto o chá como o uso tópico (esfregando no couro cabeludo) aumentam a concentração naturalmente de fosfatase alcalina. 

Por isso, essa planta medicinal tem sido muito explorada no tratamento de queda capilar. 

 

Como usar as 3 plantas contra a calvície? 

 

Faça uma loção anti-queda de cabelo com as 3 ervas 

A minha sugestão em caso de queda de cabelo é que você lave a cabeça com a mistura das 3 plantas, hibisco, alecrim e folha de goiaba. 

Um chá bem forte feito com um punhado de cada planta, para 1 litro de água. 

Mas o que é um punhado? Punhado ou mão-cheia é a quantidade que cabe no seu punho fechado, entendeu? O que você conseguir segurar com a mão fechada.

Faz um chá bem forte e aplicado nos cabelos, massageando o couro cabeludo após o banho. Nem precisa lavar para tirar. 

Fica com o preparado na cabeça. Preferencialmente, faça isso a noite, após o banho e lave pela manhã para retirar os resíduos.