Abacaxi
ABACAXI / ANANÁS – Ananas comosus
Uma fruta encontrada em quase todo o mundo, que ninguém sabe que é medicinal e ainda jogam fora partes muito importantes. É altamente nutritiva e refrescante!
Tradicionalmente, o abacaxi é usado há séculos para problemas de digestão, como tratamento de pele, para problemas respiratórios, diurético, anti-hipertensivo e antitumoral.
O seu princípio ativo é a Bromelina, utilizada pela indústria como clarificador de cervejas, amaciador de carnes, amaciador de couro, e pela indústria farmacêutica, como mucolítico, anti-inflamatório e digestivo.
A concentração de bromelina no abacaxi varia de 3,5 a 5%. Para se consumir as quantidades adequadas de bromelina, deve-se fazer o uso diário de abacaxi na forma de fruta de mesa ou sucos, feitos com a polpa e com a casca.
Em excesso, a Bromelina pode causar náuseas, vômitos, diarreia e fluxo menstrual excessivo, entretanto, não relataram efeitos colaterais graves, porém, reações alérgicas poderiam ser geradas em caso de alergia ao abacaxi.
Atenção! O abacaxi deve ser consumido com moderação durante a gravidez.
Resultados preliminares já demonstram interferência na gestação.
A planta é rica em Vitamina C, o que lhe confere excelente ação antioxidante e estimulante do sistema imunológico. O consumo de bromelina tem a capacidade de regular o sistema imunológico, melhorando a resposta imune.
Ainda a Vitamina C atua no processamento de colesterol e na absorção de Ferro pelo organismo, além de aumentar a produção de colágeno.
A Bromelina é encontrada em maior concentração na casca e no talo central. Tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, facilitando a expectoração.
A bromelina é um anti-inflamatório natural. É muito eficaz no tratamento de contusões, entorses e distensões, reduzindo o inchaço, sensibilidade e dor.
Também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide e reduzir o inchaço pós-operatório. Sua ação reduz inflamações no prazo de algumas horas e causa redução da sensibilidade à dor.
Contra sinusite, atenua significativamente os sintomas.
É digestiva, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada.
Também demonstrou excelente capacidade antidiarreica, reduzindo em mais de 60% as diarréias.
Outra ação é o aumento do movimento das fezes no intestino em pacientes com prisão de ventre, principalmente nos casos pós cirurgia abdominal, reduzindo as dores, os gases e facilitando a evacuação.
A bromelina inibe da agregação plaquetária, evitando a trombose e melhorando a circulação e o sistema cardiovascular e eliminando os sintomas das anginas.
Estudos demonstram ação na redução de tumores, na desaceleração de seu desenvolvimento e na prevenção da metástase. Um estudo demonstra a efetividade da bromelina no combate do carcinoma colo-retal. Aumenta a ação de drogas da quimioterapia e antibióticos.
É útil para tratar a AIDS como um agente antiviral.
Contra o colesterol, apenas o consumo diário de abacaxi pode normalizar as taxas de colesterol e triglicérides.
Atua em ferimentos e queimaduras removendo tecidos mortos e necrosados, permitindo melhor cicatrização e regeneração dos tecidos.
O suco de abacaxi foi testado demonstrando capacidade de regenerar o fígado. Como diurético, demonstrou ação no aumento da diurese no prazo de algumas horas.
E tem mais! As folhas de abacaxi reduzem a resistência à insulina no caso da diabetes tipo II. Também controlam a glicemia, reduzindo o nível de colesterol pós-prandial, que é aquele aumento da glicemia que ocorre após as refeições.
Ainda demonstraram atividade antifúngica e cicatrizante.
Estudos iniciais indicam que as cascas possuem efeito antidepressivo, mas ainda são necessários novos estudos.
Olha só quanta coisa incrível em apenas 1 fruta!
Diversas plantas que temos contato no nosso dia a dia podem fazer muito pela nossa saúde. Basta ter o conhecimento correto sobre elas e aplicar.
Aprenda mais sobre o abacaxi neste vídeo >
Parte 1 –
Parte 2 –