Camomila

 Camomila – Chamomilla recutita

 

Quem aí nunca tomou um chazinho de camomila à noite? Além de um sabor delicioso, esta planta pode fazer muito pela sua saúde. Essa é uma das plantas medicinais mais conhecidas e ao mesmo tempo a mais subutilizada!

A camomila é uma planta nativa da Europa e aclimatada em várias partes do mundo.

É uma das plantas de uso tradicional mais antiga no mundo, com registros na Grécia Antiga há mais de 2.000 anos. Industrialmente seus extratos são utilizados para aromatizar cosméticos, como sabonetes e xampus, assim como produtos alimentícios e bebidas.

A camomila é uma pequena margarida da qual se usam os capítulos, ou seja, as flores.

É usada como tônica, digestiva, sedativa, contra gases intestinais, para cólicas menstruais e estimulante do apetite. Popularmente seu chá é utilizado para clarear os cabelos.

Apesar de sua baixa toxicidade, podendo ser administrada até mesmo para crianças pequenas, a camomila deve ser utilizada com cautela por mulheres grávidas por sua ação estimulante do útero. 

Sobre o Sistema Imunológico, seus extratos são imunoestimulantes.

Também foi verificada atividade espasmolítica, ou seja, útil contra cólicas intestinais e uterinas.

Sobre o Sistema Nervoso central apresenta ação levemente ansiolítica e sedativa. Num estudo com jovens com Transtorno do déficit de atenção, a Camomila demonstrou redução da hiperatividade, da desatenção e da imaturidade.

No cérebro, a camomila demonstrou a capacidade em reduzir os danos causados pelas isquemias cerebrais, sendo uma opção útil para a proteção neurológica.

Seus extratos na forma de pomadas são utilizados em preparações farmacêuticas para promover a cicatrização da pele, para melhorar inflamações das gengivas e contra o vírus da herpes labial. Num estudo de cicatrização, o chá de camomila causou aceleração da cicatrização das cobaias com relação ao grupo não-tratado (61% – 48%).

Como anti-inflamatório, a camomila demonstrou boa atividade em vários modelos inflamatórios. No caso da osteoartrite, o óleo de camomila teve excelente ação anti-inflamatória e analgésica reduzindo a demanda de medicamentos químicos.

Como antialérgico, camomila impediu os efeitos anafiláticos, inibindo a liberação de histaminas, demonstrando excelente ação anti-alérgica.

Como antidiarreico, a camomila demonstrou excelente ação, confirmando seu uso tradicional neste fim. 

Também foi testada para o tratamento de problemas gástricos e os extratos de camomila apresentaram uma potente capacidade de reduzir a acidez estomacal e auxiliam na cicatrização de úlceras. 

E ainda no caso da Diabetes, a camomila demonstrou capacidade de reduzir as taxas de glicemia e ao mesmo tempo proteger as células pancreáticas.

E você sabia de tudo isso que a Camomila pode fazer pela sua saúde? 

Veja mais sobre essa incrível planta apertando aqui