Chapéu-de-couro

CHAPÉU-DE-COUROEchinodorus grandiflorum 0u Echinodorus macropjhyllus

Popularmente, o chá das folhas de chapéu-de-couro é utilizado como diurético, depurativo e anti-hipertensivo. Também são utilizadas contra sífilis, problemas de pele, do fígado e dos rins, inclusive pedras nos rins. Ainda, popularmente é considerada uma planta excelente contra a arteriosclerose e contra a gota. Como gargarejo, o mesmo chá é utilizado para inflamações da garganta, gengivas, amigdalas e do estômago. Suas raízes são utilizadas como cataplasma para tratar hérnias.

Cientificamente, demonstra-se que os extratos de chapéu-de-couro não apresentam toxidade quando utilizado nas doses recomendadas. Todavia, mulheres gestantes devem ter cuidado no uso intenso e prolongado por poder apresentar leve toxidade fetal.

O extrato das folhas apresenta ação vasodilatadora, o que contribui muito para o controle da hipertensão arterial. Além disso seu extrato apresentou ação diurética equivalente à da hidroclorotiazida, medicamento comum utilizado por hipertensos. Ainda ficou comprovada sua ação hipotensora e anti-hipertensiva. Além disso, foi demonstrado seu efeito protetor e regenerador dos rins nos casos de lesão química (medicamentos que agridem os rins) e uma ação antioxidante capaz de proteger o fígado contra vários tipos de lesões hepáticas. Contra o câncer, a planta demonstrou uma importante capacidade inibitória para células de câncer da bexiga. Ainda, alguns estudos demonstram a capacidade de Chapéu-de-couro em reduzir as taxas de colesterol, sendo um auxiliar no tratamento da obesidade.

O extrato de seu rizoma apresentou excelente ação analgésica e anti-inflamatória.

Aprenda mais sobre o chapéu de couro neste vídeo >