Cordão-de-frade

CORDÃO-DE-FRADE / CORDÃO-DE-SÃO-FRANCISCO / CAUDA-DE-LEÃO / RUBIM DE BOLALeonotis nepetaefolia

Cordão-de-frade é uma planta que nasce espontaneamente em pastagens e terrenos abandonados em quase todo o Brasil. São atribuídas popularmente a esta planta capacidade de combater gripes, resfriados, bronquites, asma e outros problemas respiratórios. Outro uso muito comum é contra gota, para eliminar ácido úrico e contra dores reumáticas. É considerada muito eficiente contra infecções urinárias e problemas uterinos. Também é utilizada como estimulante da vesícula no combate a diarreias.

Suas preparações não devem ser consumidas por gestantes por ter atividade sobre o útero podendo induzir o aborto. Seu uso em doses excessivas pode causar inflamação do fígado de maneira reversível. Contudo a planta não apresenta toxidade grave.

Experiências com esta planta demonstraram sua capacidade relaxante muscular capaz de auxiliar nas cólicas menstruais e como fortalecedor cardíaco, aumentando a força de contração do coração.

Toda a sua parte aérea demonstra excelente ação anti-inflamatória. Ainda demonstra uma interessante ação antioxidante de auxilia no combate às infecções e em outros processos de saúde.
Em estudo com cobaias, os extratos das folhas foi capaz de normalizar a pressão arterial com muita eficiência.

Contra fungos e bactérias, a planta apresentou boa ação no combate a infecções.
Usado contra diarreias, o extrato das folhas foi muito eficiente. Contra enjôo e vômito, sua atividade também foi muito significativa.

No controle da diabetes, os extratos da planta inteira foram muito eficientes em controlar a glicemia.

Com relação ao combate ao câncer, os extratos das folhas de Cordão-de-frade demonstram em laboratório promissora atividade no combate de diversos tipos de células tumorais.

Seus extratos alcoolicos demonstraram capacidade de inibir ataques convulsivos em cobaias. Resultados demonstram que a planta tem apreciáveis atividades calmantes, relaxantes e ansiolíticas, sendo capaz de prolongar o sono.

Como cicatrizante, os extratos das folhas aplicados sobre queimaduras tiveram uma ação muito eficiente em acelerar a reconstituição dos tecidos danificados.

Aprenda mais sobre o chapéu-de-couro neste vídeo >