Laranja

LARANJA – Citrus sinensis

Quer uma planta medicinal acessível? Então encontrou!
A laranja, aquela que a gente compra na quitanda, é medicinal! Veja o que as pesquisas dizem sobre esta planta incrível.

Primeiro vamos nos atentar a sua toxicidade. Quanto à toxicidade, os extratos produzidos a partir das cascas e folhas da laranja mostram toxicidade para o fígado em altas doses. Por sua ação de rebaixamento da produção de hormônios tireoidianos, os extratos da casca não devem ser utilizados por pessoas que tenham hipotireoidismo. 

O extrato da casca de laranja, assim como de outros cítricos foram testados na Nigéria e demonstraram excelente ação antioxidante contra radicais livres. Um outro estudo realizado na Argélia, demonstrou que não apenas as cascas, mas as folhas da laranjeira também têm excelentes qualidades antioxidantes. 

Os óleos essenciais da casca da laranja foram testados na Espanha e foram muito eficientes em controlar o desenvolvimento de diversos tipos de fungos.

A laranja é uma excelente opção para quem sofre com a diabetes. Como antidiabético uma dosagem única de 25mg/kg de peso, os extratos de casca de laranja foram testados na Índia sendo capazes de regular todos os fatores ligados à disfunção glicêmica em animais com diabetes induzida. Ainda, o extrato das sementes mostrou a capacidade de reduzir a glicação da hemoglobina em casos de diabetes. 

Um estudo conduzido na Nigéria determinou que o extrato das cascas da laranja são eficientes em inibir a ação das enzimas amilase e glucosidase com muita eficiência, evitando a absorção de açúcares no processo de digestão. Um outro estudo nigeriano demonstra a eficiência do óleo essencial extraído das folhas de laranjeira em controlar a diabetes. 

No caso de Colite Ulcerativa, foi testado na índia uma receita tradicional utilizada há séculos naquele país, com cascas de laranja e raíz de Moringa. 

Os resultados foram os mesmo do uso do medicamento padrão para este caso, a prednisolona, reduzindo as lesões com muita eficiência.

Em casos de hipertireoidismo, um estudo realizado na Índia demonstrou que o extrato da casca da laranja tem a capacidade de reduzir em 43% o hormônio T3 e 28% o T4. Outro estudo indiano confirma a eficiência dos extratos de casca de laranja no controle do hipertireoidismo. 

Num terceiro estudo indiano, uma preparação feita a partir de cascas de laranja, romã e banana mostrou-se também eficiente em controlar a obesidade e o hipertireoidismo. 

Na hipertensão arterial, um estudo nigeriano demonstrou que os extratos da casca da laranja tem a capacidade de inibir expressivamente a angiotensina. 

Como sedativo as flores de laranjeira foram testadas no México e demonstraram atividade facilitadora do sono podendo ser utilizada no tratamento da insônia.  

Contra doenças degenerativas, como Alzheimer, os extratos da casca foram testados na inibição da enzima acetilcolinesterase, demonstrando até 90% de inibição. 

No combate ao câncer, uma pesquisa desenvolvida nos EUA demonstrou que as polimetoxiflavonas presentes nas cascas da laranja tem uma ação considerável anticâncer, Foram testadas contra células de câncer de pulmão, conduzindo-as à apoptose. As polimetoxiflavonas são encontradas nas cascas de laranjas e tangerinas.  

Um outro estudo americano com as polimetoxiflavonas demonstrou sua capacidade de levar células de câncer de mama à apoptose.

Quer aprender mais sobre esta planta? Conheça o nosso vídeo