A procura de soluções naturais para problemas respiratórios? Entenda nesse artigo como se proteger e tratar!
Precisamos estar atentos nessas épocas de chuvas fortes e ainda ao constante perigo de novos vírus e suas mutações…
A Covid dizimou populações, aumentou a mortalidade e nos mostrou que o contágio pode ser fatal especialmente se estivermos em uma condição de fragilidade que torna qualquer vírus mais forte.
O fato de estarmos mais diabéticos, mais hipertensos, mais obesos, mais sedentários e, consequentemente mais inflamados, formou um caldeirão de perigo para a chegada de um novo vírus. Fomos incapazes de ter uma imunidade fortalecida o suficiente para dar conta de uma infecção pulmonar.
Será que aprendemos e vivenciamos na prática a importância de fortalecermos nossos organismos para estarmos mais fortes para uma eventual chegada de um novo vírus?
E os vírus que já circulam, estamos bem para enfrentá-los? Afinal de contas, Covid não é e nunca foi a única ameaça.
E o Covid19 avança com os casos subindo nesse final de ano de 2022.
Quem é você diante disso?
A pessoa que busca informações validadas e cuida da saúde de forma holística? Ou ainda terceiriza a própria saúde?
Para te ajudar, selecionamos aqui 3 plantas para você começar um tratamento natural e proteger o seu pulmão das diferentes crises e problemas respiratórios.
1 – Gengibre (Zingiber officinale)
O gengibre, esse rizoma tão comum em nossas cozinhas tem diversas propriedades medicinais!
Protege o estômago, trata enjôos até de quimioterapia, é um anti-inflamatório potente aliviando dores da artrite e artrose, protege o fígado, acelera o metabolismo, controla colesterol controla diabetes, reduz plaquetas e trombos potencializando a circulação e é um agente promissor no tratamento do câncer.
Enfim, é uma farmácia natural!
Vamos às suas propriedades contra problemas respiratórios?
Uma pesquisa realizada em Taiwan mostrou que o gengibre fresco é mais eficiente do que o gengibre seco para esse fim.
E lembre-se que suas propriedades medicinais são ainda mais efetivas pouco antes da instalação da gripe, resfriado ou doença respiratória. Ou seja, ele age como um preventivo.
Sabe quando você começa a sentir que vai ficar gripado? Então, é hora de convocar o gengibre para agir.
São vários os mecanismos de ação atestados em laboratório contra os vírus respiratórios.
Segundo esse estudo, o efeito do gengibre no final das contas é que ele age “bloqueando a fixação e a internalização do vírus”, ou seja, é um potente antiviral.
Ele também é antibactericida, evitando pneumonias e sendo mais do que eficiente para sanar a tosse seca.
E se você quer usar o gengibre de modo eficiente, não adianta achar que colocar um pedacinho na comida vez ou outra vai resolver seu problema!
Você pode preparar um chá usando o gengibre, com uma colher de sobremesa de gengibre picado ou ralado para cada xícara de água, e pode tomar de 1 a 3 xícaras ao dia.
2 – Guaco (Mikania glomerata)
É uma planta brasileira incrível e também uma farmácia viva dado tamanha infinidade de problemas de saúde que resolve, inclusive os problemas respiratórios.
É tão bom que existem até xaropes industriais feitos com guaco no mercado!
O interessante do Guaco é que ele precisa ter a dosagem muito bem indicada para permanecer com sua segurança e efetividade. Não adianta sair por aí pegando cinco, seis folhas de guaco para usar em uma xícara porque dessa forma, o chá fica inseguro.
Veja um pouco da efetividade do Guaco quanto a problemas respiratórios!
Quando há infecção das vias respiratórias, os brônquios normalmente contraem, dificultando a passagem do ar e causando as sensações horrorosas de falta de ar e sufocamento.
São sintomas presentes em pneumonia, covid, DPOC, bronquites, enfisemas e uma gama de doenças respiratórias. Nesses casos, há utilização maciça de broncodilatadores sintéticos, as famosas bombinhas de corticóides broncodilatadores.
Mas uma pesquisa da UERJ comprovou a ação broncodilatadora do Guaco na traquéia, brônquios e pulmões.
E após uma minuciosa análise, concluíram que “Os resultados apoiaram a indicação de produtos de M. glomerata para o tratamento de doenças respiratórias onde a broncoconstrição está presente”
A recomendação de uso para o tratamento de problemas respiratórios é de uma colher de sobremesa de planta seca, ou uma colher de sopa de planta fresca picada para cada xícara de água e pode-se tomar de 1 a 3 xícaras ao dia.
3 – Manga (Mangifera indica)
É uma farmácia viva! É eficiente contra diabetes, reumatismo, infecções pulmonares e claro, é uma ótima aliada contra a asma.
Nesse caso, estamos falando aqui da folha de Manga.
Existe um medicamento fitoterápico feito a base de manga, chamado Vimang, que já foi amplamente estudado em Cuba, sempre com resultados positivos!
E não foi diferente quando um dossiê feito por uma universidade cubana avaliou os efeitos dele em dois pacientes com asma.
Os pacientes foram acompanhados por 12 semanas e após o período foi atestada uma melhora no volume respiratório dos pacientes, assim como uma redução dos marcadores da asma, reduzindo processos alérgicos e inflamatórios.
E você pode usar qualquer manga. Não importa a variedade.
Basta coletar as folhas ou adquiri-las de um fornecedor seguro e usar 1 colher de planta picada para cada xícara de água.
Cuide da sua saúde, se proteja e use as Plantas Medicinais ao seu favor através de informações validadas.
Gostou desse artigo? Acompanhe outros aqui: