mosquito-da-dengue
14 de junho de 2022

4 Plantas para usar se estiver com Dengue

Categoria: Sem categoria

As manchetes de jornais nos levam a colocar o assunto de hoje na ordem do dia, afinal nem bem saímos de uma pandemia e já estamos enfrentando outra e a sequência de casos de adoecimento nos levam a questionar e muito a forma que estamos cuidando da nossa saúde. Por isso eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, vou te ensinar  4 Plantas para usar se estiver com Dengue 

Vocês sabiam que em apenas 4 meses de 2022 já tivemos mais casos de dengue do que em 2021 inteiro? 

O surto de dengue que atinge o Brasil já causou alta de mais de 150% nos casos registrados até o dia 7 de maio. O número de pessoas infectadas passa de 750 mil, resultado que já supera todas as confirmações de 2021.  

O que é a Dengue?

Bom, vamos lá! A dengue é causada por um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. O ciclo do Aedes aegypti começa na água parada, onde passa de ovo para larva e em seguida, transforma-se em mosquito. A fêmea do Aedes aegypti pode colocar até 3 mil ovos durante seu ciclo reprodutivo. 

Ou seja, se elas conseguirem um local com água parada, limpa ou suja, as larvas podem se transformar em mosquitos adultos e transmissores da febre amarela urbana, dengue, chikungunya e zika vírus.

Sintomas de Dengue

Os sintomas de dengue são vários, às vezes confundidos com outras doenças, até mesmo com covid, h1n1 ou gripe! 

Os sinais mais conhecidos são: 

  • febre alta
  • dores musculares e nas articulações 
  • erupções na pele

Mas ainda podem ocorrer hemorragia interna em órgãos e tecidos e levar à morte. 

Medicação e Vacina 

E sabem o que mais preocupa as pessoas e os governantes? Não existe medicação, vacinas ou tratamentos efetivos contra a dengue, quando o foco está exclusivamente nas estratégias químicas para combater esse mal! 

O único jeito de combater esse mosquito seria controlar o vírus por meio da eliminação do mosquito transmissor. 

Existem pesquisas que mostram que existem quatro tipos de vírus da dengue circulando no planeta. E ser infectado por um deles, não te deixa imune ao outro! 

Quem mais sofre com a Dengue? 

Bom, é claro que eu preciso chamar a sua atenção sobre a importância de não deixar água parada para evitar os criadouros, mas é verdade também que temos uma forte propaganda nas comunidades alertando sobre isso. 

As análises dos casos, quando olhamos para quem sofre mais do adoecimento sobre a dengue, quem morre mais, quem fica mais internado nós compreendemos que o ciclo de adoecimento começa muito antes do que é considerado o início.

Digo isso porque as autoridades já sabem que os casos de dengue, o tratamento e a mortalidade são mais complicados em pessoas que foram adoecendo ano após ano.

Os obesos, os hipertensos, os diabéticos concentram desafios adicionais durante a dengue porque “moram” em um corpo já enfraquecido pela inflamação desencadeada, tendo menos ferramentas para vencer a contaminação.

Obesos por exemplo tem mais vasos de sangue “fraquinhos” que podem vazar com mais facilidade, manifestando a forma mais grave de dengue que é a hemorrágica. O mesmo ocorre com quem vive com a pressão descontrolada ou com altas taxas de açúcar no sangue.

Pessoas inflamadas e que, portanto, sofrem mais com dores crônicas também são mais prejudicadas, uma vez que por causa dessa condição prévia de saúde já tem o “exército natural anti-inflamatório” interno tendo que dar conta dessa inflamação dolorida, sobrando poucos soldados para combater a dengue?

E o resultado? Mais morte, mais internação, mais prejuízo que agora é colocado junto nós mesmos números que contabilizam a nossa infestação de casos graves de dengue.

Então, antes de apresentar o meu protocolo de quatro plantas muito poderosas para cuidar e evitar as sequelas mais graves da dengue, qual é o meu ponto?

O que fazer nestes casos?

Se você está com excesso de peso, vamos aprender a usar as plantas como o maracujá para dar o primeiro passo rumo ao emagrecimento.

Se você está hipertenso, vamos aprender a fazer o suco roxo SOS com beterraba para controlar a hipertensão.

Está diabético, é necessário conhecer o melão de são caetano para de imediato baixar o seu açúcar no sangue e ficar menos exposto aos danos da dengue.

Tem dor e está inflamado, vamos começar a melhorar esse quadro inflamatório com a erva baleeira. 

Hoje quero te apresentar 4 plantas para usar se estiver com dengue e podem ser de grande ajuda neste momento! 

Mamão 

Pesquisadores descobriram que as enzimas na folha de mamão possuem atividade contra uma série de infecções virais

A primeira planta que vamos falar aqui para cuidar da dengue é o nobre mamão! A parte mais terapêutica do mamão são as folhas desta planta.

Elas são ricas em vitaminas e minerais e recentemente foram estudadas suas propriedades e tiveram descobertas positivas sobre o combate das sequelas da dengue. 

Deixa eu explicar como é o mecanismo de ação. O uso da folha do mamão ajuda a prevenir a destruição das plaquetas que têm sido a causa de tantas mortes pela infecção de dengue. 

As plaquetas são estruturas no sangue que impedem o fluxo de vazar. E quando adoecemos por dengue, acabamos com as plaquetas baixas, o que facilita a versão hemorrágica da doença, a mais grave e letal. E a folha do mamão coibiria esse dano.

Pesquisadores descobriram que as enzimas na folha de mamão possuem atividade contra uma série de infecções virais, não apenas da dengue, e podem ajudar a regenerar plaquetas e glóbulos brancos. 

Estudos  de 2019 mostram que o extrato aquoso de folhas de mamão apresenta potencial atividade anti-dengue, indicado pelo aumento da contagem de plaquetas em doentes com a doença. 

Além de ajudar a regenerar plaquetas, as folhas de mamão também são testadas como antivirais. Pesquisas trazem resultados positivos para suco ou chá das folhas de mamão para inibir a infecção por dengue. 

Modo de usar: 1 colher de planta para cada xícara de água. Se a dengue estiver muito atacada ou for hemorrágica pode colocar 2 colheres de planta para cada xícara de água. 

Quem deve tomar cuidado: gestantes, crianças menores de 3 anos e quem tem trombose, pois ele aumenta a coagulação sanguínea. 

Mas a folha de mamão pode vir acompanhada de outras plantas medicinais para formar o QUARTETO FANTÁSTICO CONTRA A DENGUE? Pode sim. 

Goiaba 

A segunda planta que vamos falar aqui é uma fruta deliciosa, mas além do seu sabor sem igual ela pode ser muito benéfica para a saúde! Assim como as folhas de mamão, as folhas e a própria goiaba, podem ser de grande ajuda neste momento. 

A goiaba tem sido indicada para tratamento da dengue, pois ela é rica em vitamina C, a escudeira da imunidade. 

Além disso, a folha da goiaba tem quercetina em sua composição, um flavonoide, que ajuda a aumentar a imunidade, pois é antioxidante. 

Outra vitamina presente na goiaba é a vitamina A e ácido fólico, o que a tornam um ótimo alimento antioxidante, que acabam contribuindo para a recuperação das plaquetas. Que para quem contraiu dengue é muito importante! 

Pesquisas feitas com as folhas de goiaba, mostram também seu poder antiviral.

 A combinação de avaliações in vitro e in silício permitiu identificar antivirais promissores, bem como seus possíveis mecanismos de ação para “desligar” o ciclo inflamatório e destruidor em caso de uma infecção viral.

Além disso, a folha da goiaba também tem ação antidiabética, sendo essencial para quem vive com as taxas de açúcar no sangue.

Modo de usar: Picar nem as folhas e fazer chá com infusão. 1 colher de planta para cada xícara de água. 

Quem deve tomar cuidado: Quem tem problema de constipação não deve ingerir este chá. 

Açafrão da Terra

E a terceira combatente do nosso QUARTETO FANTÁSTICO ANTI-DENGUE?

Mais uma vez nos surpreendemos com um tempero .E é assim que voltamos a trazer aqui a especiaria que é realmente uma farmácia viva. 

Sim! Aquela raiz incrível de cor amarela, quase alaranjada que vibra e traz sabor para nossa vida. O Açafrão da Terra ou também podemos chamar de Cúrcuma! 

Sim, ela também pode ajudar quem contraiu dengue! Ela é rica em curcumina, e a curcumina por sua vez ajuda na inibição do vírus da dengue, como mostram as pesquisas. 

Cientistas avaliaram a ação dos curcuminoides presente na cúrcuma e consideraram como positiva a sua ação antiviral nas células.

O estudo “Efeitos antivirais da Cúrcuma longa L. contra o vírus da dengue in vitro e in vivo” fez teste com animais em laboratório e chegou a resultados positivos. Olha só a potência. No estudo, a carga viral teve redução após só 24 horas usando a Cúrcuma como tratamento!

Já existem também pesquisas, realizadas por cientistas brasileiros que mostram que a Cúrcuma, pode ajudar a eliminar as larvas do mosquito transmissor da dengue, atuando portanto em todas as fases do ciclo da doença.

Os pesquisadores descobriram que o extrato possui propriedades fotodinâmicas naturais capazes de elevar a vulnerabilidade das larvas à luz e eliminá-las.

Como usar: 1 colher de cúrcuma ralada ou seca; ou ainda 1 colher de pó de Cúrcuma. Colocar para ferver em uma xícara de água. Ferva por 2 minutos e depois espere esfriar para beber. 

Quem não deve usar: Se a pessoa estiver com dengue hemorrágica não deve usar. Além disso não recomendamos gestantes, lactantes, pessoas que passaram por cirurgia recentemente, mulher em período menstrual, pessoas que já sofrem com hemorragias espontâneas.  

Mutamba

Na Indonésia, pesquisas in vitro mostram que a Mutamba tem um resultado positivo como um antiviral para a Dengue.

E vamos para a quarta e última planta deste QUARTETO FANTÁSTICO de plantas que ajudam a lidar com os sintomas de dengue. 

E vou falar dela, a Mutamba, uma planta popular em países da américa central e do sul. 

Ela também é conhecida como mutamba-preta, cabeça-de-negro, guaxima-macho, periquiteira, chico-magro, envireira ou pau-de-bicho. O nome científico dela é Guazuma ulmifolia. 

Ela é muito usada e conhecida por ajudar quem sofre com cólicas abdominais, dores gastrintestinais e também queda de cabelo. As folhas da Mutamba, suas cascas e raízes secas podem ser usadas na preparação de chás, tinturas ou extratos concentrados.

E você deve estar se perguntando, como ela funciona em casos de pessoas com dengue, certo? 

Pois bem, muitas pesquisas, sobre o poder de ajuda da mutamba, vêm sendo feitas no mundo afora. 

Na Indonésia, pesquisas in vitro mostram que ela tem um resultado positivo como um antiviral para a Dengue.  

Além deste, outros estudos, como feitos no Japão, também mostram que as atividades virais foram monitoradas e, sem querer parecer muito científico aqui, os extratos da planta bloquearam a síntese de antígenos virais em culturas de células infectadas.

Em outras palavras. Botaram ordem na bagunça. Encerraram o ciclo de adoecimento. Sabe aquela crescente de sintomas? Você começa mal, no dia seguinte tá pior e no terceiro parece que foi atropleado? Pois bem a mutamba evita e diminui a chance desse “atropelamento” chegar. 

Existem também estudos que mostram que o extrato da folha de Mutamba é ativo contra as larvas de Aedes aegypti , que é o principal vetor da dengue! 

Como usar: Picar nem as folhas e fazer chá com infusão. 1 colher de planta para cada xícara de água. 

Vamos juntos combater a dengue

Não posso deixar de encerrar sem chamar a atenção que a Dengue é mesmo um problema social e que para ser combatida precisa que todos assumam um compromisso, façam uma corrente.

E eu convoco e te recruto para que a gente faça a nossa corrente tendo como laço as plantas medicinais, aprendendo a colocar em prática uma nova forma de cuidado de nós mesmos e da nossa família.

  • Não deixe água parada
  • Não jogue recipientes que possa acumular água no meio ambiente
  • Não jogue lixo na rua pois os criadouros do mosquito podem ser formados até naquele pote de manteiga que você dispensa no fundo do quintal
  • Mas também não ignore o poder das plantas medicinais.
  • A indústria ainda não fez uma vacina sintética, remédios químicos podem agravar os quadros de dengue e se você adoecer é mesmo ideal que saiba como usar todas as tecnologias da natureza para restaurar o seu corpo.

Um convite especial!

minissérie-aps

Venha descobrir que todas as respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!

O mundo das plantas é incrível e por isso a Minissérie Plantas Medicinais é o seu lugar onde eu quero te ver.

Sabemos que temos muitas outras plantas que podem nos ajudar neste e em outros casos, deixando as doenças bem longe da nossa rotina e aprendendo definitivamente que cuidar da saúde, é muito mais do que tomar um chá! E muito, muito, muito mais do que consumir um remédio químico.  

Por isso eu reforço meu convite para vocês para participar deste evento incrível que vai te provar em 7 dias que todas as respostas para transformar a sua saúde e a saúde da sua família estão definitivamente nas plantas medicinais!

7 dias de Aulas ao vivo! De 11 a 17 de julho, comigo! Teremos um mega evento, ao vivo!