4 plantas que baixam o açúcar o sangue
É possível usar as Plantas para baixar o açúcar no sangue? Plantas capazes de controlar a diabetes?
As plantas medicinais são mesmo farmácias vivas, completas, efetivas, e que muitas vezes surpreendem quem as usa porque trazem um rastro de soluções diversas que você nem esperava.
E, assim, não deixam um rosário de efeitos colaterais perigosos como ocorre com os medicamentos de farmácia, como está escrito nas letras miudinhas das bulas das medicações.
Podem combater os principais problemas que assombram as pessoas, como a Diabetes.
Já é fato consumado que hoje, no Brasil e no mundo, a diabetes tipo 2, aquele que nasce por causa dos nossos maus hábitos de vida, é o EPICENTRO do adoecimento. É o olho do furacão dos problemas de saúde, é o fundo do poço da maioria das pessoas doentes!
Hoje, a diabetes concentra um conjunto de sinais e sintomas tão diversos como letais, já sendo considerado pela ciência a maior epidemia assassina e silenciosa da terra.
Tudo isso porque, quem convive com altas taxas de açúcar no sangue ou tem uma deficiência na produção da insulina – que é o hormônio que abre a porta das células e permite a entrada do açúcar – essa pessoa está em perigo constante para vários problemas.
Assim, vamos falar delas, as poderosas plantas contra a Diabetes: BETERRABA, PATA DE VACA, FOLHA DE MANGA E FOLHA DE MAMÃO.
Com uma simplicidade absurda, elas são extremamente eficientes para bater de frente com o diabetes, mas fazem o serviço completo.
Vão cuidar do seu pâncreas, órgão que tem a função de produzir insulina. Vão regenerar ele, ajuda-lo a funcionar melhor… Mas não vão esquecer do seu sistema circulatório, respiratório, pulmonar e cerebral.
BETERRABA
Provavelmente, a má fama da beterraba se deu por conta de seu sabor adocicado e os diabéticos sabem que os doces não são bem-vindos para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue. Na verdade, diabético é recomendado a passar longe de doces!
O fato é que a alimentação indicada para quem sofre ou quem não sofre de diabetes é a alimentação natural, sem industrializados, com comida de verdade.
E nesse contexto, a beterraba é incrível e altamente desejada.
O consumo de suco de raiz de beterraba está associado a inúmeros benefícios para a saúde, atribuído ao seu alto teor de compostos bioativos, como betalaína, ácido ascórbico, carotenóides, flavonóides e polifenóis, além do seu poder antioxidante.
Já foi estudada como um potente agente capaz de atuar em situação de emergência para picos de pressão alta, conseguindo normalizar os níveis em pouco mais de 20 minutos.
Ela é capaz de aumentar a produção de óxido nítrico em seu organismo, que é um gás vasodilatador que auxilia no controle da hipertensão, e esse óxido nítrico é a mesma molécula que deu a fama do medicamento viagra, ela é também vasodilatador e melhora a função sexual.
O que isso significa? Ela permite que os vasos se dilatem, permitindo que o sangue circule melhor, resgatando a potência, a capacidade de ereção e lubrificação feminina. E tudo isso, na beterraba!
Durante 60 dias, em laboratório, animais com diabetes foram acompanhados e uma parte deles foi tratada com o suco e a outra não, ambos mantendo a mesma dieta.
E qual foi a conclusão registrada em pesquisa?
Aqueles tratados com suco de beterraba:
“Reduziram significativamente os níveis de glicose no sangue e na urina, melhoraram o perfil lipídico e os níveis de insulina, tiveram mitigado os danos renais (uma das principais consequências do diabetes) e em laboratório melhoraram todos os exames de estresse oxidativo”
PATA DE VACA
A pata de vaca é antioxidante, diurética, anticoagulante e ainda agrega proteção gástrica.
Ou seja, enquanto tem muito remédio químico que destrói a sua mucosa e causa gastrite, ela restaura seu estômago e já foi validada por reduzir em até 50% as lesões gástricas.
Também tem efeito anticâncer mapeado pela ciência, sendo eficiente para evitar que células tumorais do câncer de mama se espalhem pelo corpo.
As pesquisas indicam que animais tratados com chá de pata de vaca apresentaram redução da glicose em jejum, além disso, apresentaram redução da glicose e da uréia na urina, o que demonstra melhora na função dos rins.
O uso também melhorou o metabolismo dos carboidratos, ou seja, acelera a queima dessas substâncias, permitindo uma melhor absorção da glicose pela célula, o que confere maior energia e evita a obesidade.
E foi uma pesquisa feita no interior de São Paulo, em Araraquara, que pontuou o combo de efeitos positivos:
Por um mês ratos foram tratados com chá de pata de vaca e a conclusão foi:
Os tratados com o chá “apresentaram redução da glicose sérica e urinária, a melhora no metabolismo de carboidratos, por causa de uma ação semelhante a das biguanidas”, uma classe de medicamentos que é hipoglicemiante que você provavelmente conhece. A mais famosa das biguanidas é a metformina.
Ou seja, diminui a glicemia no sangue, mas sem prejudicar seu pâncreas, uma vez que faz isso sem a necessidade de usar insulina.
Isso significa que se você já está com a função pancreática cansada de tanto produzir insulina para dar conta de tanto açúcar no sangue, a pata de vaca vem, ajuda você a melhorar a sua condição clínica, e ainda dá uma espécie de “férias” para o seu pâncreas.
FOLHA DE MAMÃO
É preciso cautela com essa planta. Isso porque, a folha de Carica papaya, se usada in natura, crua, pode ser tóxica. Não pode ser crua no suco ou esmagada na água como muita gente faz, por maceração.
O problema é que ela tem uma substância chamada de glicosídeo cianogênico e ele precisa ser eliminado pelo calor. Então você tem duas alternativas, ou faz a decocção da planta, que é o cozimento, ou usa ela seca por infusão… porque a secagem quando bem feita também elimina os glicosídeos cianogênicos. Aí, sim, ela fica bem segura.
Quando você usa essa planta maravilhosa, ela baixa de fato a glicose no sangue.
O uso da planta como remédio foi capaz de recuperar as áreas do pâncreas produtoras de insulina, chamada de ilhota de Langner.
É daí que vem a sua capacidade de aumentar a produção de insulina, quase como mágica. Em algumas semanas de uso da folha de mamão você já pode ter uma melhora natural da sua produção de insulina. Ou seja, seu pâncreas volta a funcionar!
FOLHA DE MANGA
O principal princípio ativo da folha de manga é a mangiferina que traz uma coleção de feitos terapêuticos.
A Universidade Rural do Rio de Janeiro pontua que a mangiferina possui diferentes atividades farmacológicas, destacando-se atividade antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, antitumoral, antiviral, anti-helmíntica e antibacteriana.
Só não é indicada para quem é gestante ou alguma vez na vida apresentou reação alérgica ao comer manga.
Agora se você tem diabetes, o uso é fantástico.
As folhas da manga, as que ficam especialmente nas pontas do galho e são mais novas, aumentam a produção de insulina, baixam a glicose e ampliam a reserva de açúcar armazenada no fígado, o chamado glicogênio hepático.
Quando você aumenta o glicogênio, indica que a glicose foi retirada do sangue, enviada para o reservatório natural em seu corpo, que é o fígado, para ser usada só quando você realmente precisa.
Uma pesquisa indiana comparou 10 pacientes com diabetes tipo 2 sem medicação prévia com 10 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 em uso de hipoglicemiantes orais que não conseguiam fazer o controle da doença mesmo com medicação.
Eles foram tratados com extratos de manga por 14 dias.
No 15º dia, foram coletadas amostras de sangue e de urina dos 2 grupos. A medicação natural com folha de manga melhorou a situação dos dois tipos de pacientes e ainda potencializou o uso dos medicamentos naqueles que faziam a utilização.
Impressionante, não é mesmo? Essas são as maravilhas da natureza para cuidar da sua saúde… e não tem nada de fórmula mágica aqui, estamos falando de ciência de verdade, de comprovação, de conhecimento
Então, o que eu estou te entregando aqui é o filé dos tratamentos para diabetes, e se eu fosse você, eu experimentaria o quanto antes e começaria a mudar sua saúde da melhor maneira possível!
Chega de correr o risco de ficar cego, de acabar na hemodiálise, de ter um infarto ou de amputar uma perna porque seus medicamentos não funcionam… chega de deixar sua saúde ir pelo ralo porque os tratamentos convencionais não funcionam como você precisa.
Trate a sua diabetes de forma natural, com a ajuda de plantas e você verá sua vida se transformar!