5 plantas para tratar alergia e intoxicação
O dia 27 de julho é marcado como o dia nacional das medidas de Prevenção a Acidentes do trabalho. E eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, que compartilhar com vocês a história de uma aluna que devido às condições de trabalho ficou muito doente. E por isso hoje, vou te apresentar 5 plantas para tratar alergia e intoxicação!
A Marleide, minha querida aluna, que passou muito tempo tomando remédios químicos e depois de entrar para o APS 100%, viu que todas as respostas que ela precisava estavam nas plantas!
Conheça a Marleide
Marleide tem 54 anos, é casada e tem 3 filhas. Ela nasceu em Alagoas, mas viveu muito tempo em São Paulo e hoje mora entre Campo Limpo Paulista e Atibaia, no Interior de São Paulo, local que tem uma chácara.
Antes de se tornar Autora da Própria Saúde, ela não sabia nada sobre plantas e desacreditava do poder delas!
Marleide teve que largar a profissão de cabeleireira, no início de 2020, inclusive por orientação médica. Nesta época, foi morar em sua chácara.
Por atuar como cabeleireira durante muitos anos, teve uma intoxicação química por conta dos produtos do salão, diminuindo demais a sua imunidade e gerando um quadro alérgico terrível.
Com essa intoxicação Marleide chegou a ficar 15 dias de cama. O organismo chegou a ter alergia a tudo!! Seus dias eram cercados de muita dor, falta de ar e já não conseguia mais dormir.
Marleide não via a hora de poder se livrar dos antialérgicos e corticóides, que tinham efeitos colaterais horríveis.
Um dia ela resolveu ler a bula dos antialérgicos e viu que a dosagem máxima indicada era de 5 mg, mas ela tomava 30 mg para poder sobreviver.
Além do antialérgico, ela tomava mais alguns remédios! Eram em média 10 medicamentos por dia! E chegava a gastar R$ 600 reais por mês somente com farmácia.
Seu caso era tão preocupante que teve uma ocasião que foi para o hospital e assustou os médicos com sua situação. Três médicos juntos para entender o que estava acontecendo com a saúde de Marleide!
Ela estava com um grau de infecção muito grave. O alergologista disse que o grau de intoxicação estava tão alto, que a imunidade dela estava praticamente zerada depois da herpes. Quase teve uma infecção generalizada.
Chegou a usar corticóides de dose tripla, em uma dosagem bem maior que a segura. O médico chegou a dizer que se continuasse assim e ela pegasse qualquer outro problema de saúde, correria o risco de morrer!
Mas tudo mudou na sua vida!
Ela conheceu o APS
A primeira vez que ouviu falar sobre o Autor da Própria Saúde foi em um vídeo no youtube. Ali ela se encantou, passava horas escutando sobre as plantas.
Sem fazer o curso conseguiu regular a pressão arterial e controlar a Enxaqueca com Olguinha.
Como conseguiu controlar a pressão e as dores com as informações extraídas da minissérie e do canal, decidiu aprofundar seus conhecimentos sobre as plantas, assim poderia se livrar dos antialérgicos, e por isso entrou no APS 100%. Em seguida entrou também no Terapeutas!
Seu tratamento natural contra alergia e intoxicação
Para o seu tratamento antialérgico, Marleide usou tintura com 5 plantas medicinais! Vamos conhecer 5 plantas para tratar alergia e intoxicação.
Unha de gato (Uncaria tomentosa):
A unha-de-gato é um ótimo anti-inflamatório, por conter flavonoides em sua composição. Ele é ótimo para aumentar o sistema de defesa do corpo, deixando a imunidade lá em cima. Prevenindo inflamações no corpo, como as alergias.
Contraindicação:
A unha de gato não deve ser usada por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm alergia a esta planta medicinal.
Erva-botão (Eclipta alba):
Já falei sobre ela no nosso canal do youtube! A erva-botão é anti-inflamatória e a tratar alergias na pele e também a fortalecer a imunidade. Sendo assim, garante maior proteção ao corpo.
Segundo o estudo feito na Universidade de Kamaraj, na Índia, essa planta tem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anti-hepáticas e adstringentes. Também é antibacteriana e antioxidante. Assim, trazendo muitos benefícios para a saúde.
Contraindicação:
O consumo de erva-botão não é indicado para crianças, gestantes e em casos de diarreia e sangramentos.
Açafrão-da-Terra (Curcuma longa):
Uma planta que já falamos muitas vezes sobre seus benefícios!
Ele é imunoestimulante!
Se você procura uma planta para deixar seu organismo mais forte, o açafrão vai te ajudar!
Ele tem altíssimo poder de ajudar a tratar infecções e também tem propriedades antivirais e antifúngicas. É capaz de estimular o sistema imunológico contra processos inflamatórios através da modulação de suas células.
O açafrão tem intensa capacidade anti-inflamatória, sendo um caminho importante para quem precisa superar a dor. Já existem várias pesquisas que apontam sobre as ações anti-inflamatórias do açafrão, sendo usada até em doenças degenerativas.
A curcumina está entre os compostos anti-inflamatórios mais eficazes já conhecidos. E isso sem causar efeitos colaterais como os como os tradicionais e perigosos anti-inflamatórios que são tão comuns.
O Açafrão exibe atividade anti-inflamatória potente, isso acontece devido a sua capacidade em inibir vias de sinalização no organismo.
Contraindicação:
Quem tem alergia a curcumina não deve fazer uso de Açafrão-da-Terra, assim como as grávidas.
Chanana (Turnera subulata)
A Chanana também é conhecida como Damiana, albina ou erva-damiana. Essa planta é conhecida por trazer diversos benefícios à saúde. Ela tem propriedades medicinais como anti-inflamatório, analgésico, antiviral, gastroprotetor, imunoestimulante, hipoglicemiante e bactericida, assim ela age como um antibiótico natural.
Contraindicação:
Não indicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Pessoas com problemas hepáticos, renais e intestinais, não é recomendado o uso intensivo do chá ou extrato dessa planta.
Erva-de-santa-luzia (Euphorbia hirta)
A outra erva que a Marleide usou no seu tratamento foi a Erva-de-Santa-Luzia, nós já falamos muito sobre ela no nosso canal do youtube. Se quiseres assistir é só clicar aqui.
Essa erva é muito potente para tratar alergias e inflamações. Pesquisas mostram que ela pode ser eficiente quando a alergia está no início, mas também em fase tardia.
A planta tem propriedades anti-histamínicas, anti-inflamatórias e imunossupressoras. Assim, os resultados da pesquisa Indiana feita com camundongos foram comparados com os efeitos de compostos conhecidos, cetotifeno, cetirizina e ciclofosfamida.
Contraindicação:
Não é indicado o uso da planta pessoas que são alérgicas. Em caso de uso prolongado ela pode causar infertilidade masculina.
Essa foram as 5 plantas para tratar alergia e intoxicação que a Marleide usou, se você quer saber mais sobre o tratamento da Marleide, pode Assista aqui.
Importância de cuidar da sua saúde até no trabalho!
Com a história da Marleide, queremos trazer atenção para você cuidar da sua saúde até mesmo no seu trabalho. Nós passamos um grande tempo do dia no trabalho, por isso, devemos cuidar do que usamos, como usamos, se exercitar algumas vezes, beber água e ter uma alimentação leve e balanceada até mesmo nele.
Sua saúde não pode ficar para depois!