Melão-de-São-Caetano como e para que devo usar?
O melão-de-São-Caetano, também popularmente conhecido como erva-de-são-caetano, melão amargo, fruto de cobra e melãozinho, é uma espécie silvestre pertencente à família das cucurbitáceas. Se você tem a duvida Melão-de-São-Caetano como e para que devo usar? Vou te ensinar!
Essa planta medicinal, cujo nome científico é Momordica charantia, tem muitos benefícios para a nossa saúde. Eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, vou te mostrar como e para quais fins ela deve ser usada.
Ele parece um pepino selvagem estranho, já falei dela lá no nosso canal do youtube, principalmente do seu sabor amargo, faz maravilhas para quem está com a glicemia alta, lá na casa dos 200, 300, quando o ideal é ficar menor do que 99.
Inclusive, já falei dela aqui no nosso blog! Quando revelei 3 remédios naturais para o diabetes. Se você quer saber quais os outros dois, te convido para ler aqui.
Com um aumento dos casos de pessoas com diabetes no Brasil, somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população. Ainda estima-se que mais de 2 milhões de pessoas convivam com gastrites e úlceras no Brasil.
O Melão-de-São-Caetano por ter propriedades cicatrizante, antirreumática, hipoglicemiante, antibiótica, antiviral, antidiabética e adstringente podem ajudar nestas e em outras doenças. Se você ainda está em duvida se deve consumir o Melão-de-São-Caetano como e para que devo usar? Vou te ensinar agora!
Melão-de-São-Caetano para baixar açúcar no sangue
O extrato do melão de são Caetano, sozinho, tem a capacidade de reduzir em até 26% a glicemia no plasma sanguíneo, em apenas 3 horas, segundo um estudo indiano.
E justamente por essa ação de limpar o sangue com excesso de açúcar é que ele é reconhecido mundialmente como uma das melhores plantas para tratar diabetes.
E, olha, se você mora no Brasil, ele nasce em muitos lugares espontaneamente em cercas, moitas, barrancos e se arrastando pelo chão.
Porém é importante lembrar que o diabetes sempre vem associado à obesidade e à ansiedade.
Então, se você além de diabético sofre desses males, os resultados só serão os que você espera se você tratar esses problemas também, além, claro, de ajustar a sua alimentação!
Melão-de-São-Caetano para tratamento de Câncer
Essa planta é alvo de estudo do especialista em tratamentos antienvelhecimento e em medicina alternativa no Nevada Center of Alternative & Anti-Aging Medicine, Doutor Frank Shallenberger.
Os estudos mostram que a fruta ajuda a inibir o crescimento das células de câncer. Segundo as pesquisas do médico, uma solução de 5% de suco de melão-de-são-caetano pode lutar contra o câncer e derrotá-lo.
Os efeitos da planta medicinal foram examinados na Universidade do Colorado e os resultados mostraram uma redução de 64% no tamanho dos tumores.
A pesquisa relatou que a fruta consegue destruir de 90 a 98% das células cancerígenas. A dosagem utilizada foi de 6 gramas para adultos de porte médio.
Melão-de-São-Caetano para reduzir Gastrite e Úlcera
A gastrite e a úlcera trazem queimação no estômago, sensação de azia e mal estar e quem tem acaba sentindo muita dor e desconforto para comer e beber.
A gastrite é uma inflamação do epitélio do estômago. Essa inflamação ocorre com o tempo, podendo ter vários fatores, como o uso prolongado de alguns medicamentos tais como anti-inflamatórios, consumo de álcool, cigarro e também estresse e também infecção bacteriana da Helicobacter pylori e parasitoses.
A úlcera é a gastrite que não foi cuidada e acaba ficando em um estágio mais avançado, provocando feridas no estômago, esôfago ou no duodeno.
O chá de Melão-de-São-Caetano é conhecido por ajudar no tratamento de problemas no estômago, como esses.
Estudos feitos em laboratório com camundongos distribuíram 100 mg/kg e 500 mg/kg de extrato de melão-de-São-Caetano e obtiveram resultados positivos!
A cicatrização da úlcera gástrica foi aumentada por ambas as doses do extrato. O extrato apresentou diminuição significativa no índice de úlcera, acidez total, acidez livre e teor de pepsina e aumento no teor de mucosa gástrica.
O extrato também reduziu o índice de úlcera em úlceras gástricas induzidas por estresse.
Modo de usar:
A forma mais simples de tomá-lo seria como um suco preparado com os frutos não muito maduros sem as sementes, é um fruto pequeno batido com um copo com água, preferencialmente antes das refeições. Mas como eu disse, é amargo.
Se for difícil para você, você pode solicitar numa farmácia de manipulação uma tintura de melão-de-são-caetano e tomar na dose de 30 a 40 gotas 3x ao dia, também antes das principais refeições.
Pode ser necessário ajustar a dose, mas via de regra essa dose deve funcionar bem.
Contraindicações
A bebida é contraindicada para gestantes e lactantes (mulheres em fase de amamentação).
Um convite para você!
Como é bom saber os benefícios das plantas e como elas podem nos ajudar! Existem diversas plantas que são benevolentes e eu quero te ajudar a entender mais sobre elas!
Por este motivo não posso deixar de te convidar para um lançamento que vai mudar a sua vida! Serão 7 dias de aula ao vivo e lá eu, Daniel Forjar, vou te ajudar a descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!
De 11 a 17 de julho te espero para este mega evento, ao vivo! E aproveita que as inscrições são gratuitas!