O trio de ouro para mulheres na menopausa
A menopausa é a última menstruação de uma mulher, que geralmente acontece entre os 45 e 55 anos e assim marca o fim da fase reprodutiva feminina.
Isso acontece pois a mulher não irá mais liberar óvulos, que durante anos, todos os meses vinham em forma de menstruação.
Após o fim da menstruação, as mulheres entram no climatério e ele pode ser marcado por alterações somáticas e psíquicas. De acordo com estimativas publicadas pelo IBGE, no ano de 2014, calcula-se que o Brasil tem hoje aproximadamente 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, o que totaliza 27,9% das mulheres.
As principais características do climatério são as transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. Esses sintomas são semelhantes a uma Tensão Pré-Menstrual, a TPM, porém eles são mais prolongados e acentuados.
Quais os sintomas?
Nesta fase as mulheres podem ter muitos sintomas, apenas um ou todos juntos. Os mais comuns são:
- Ondas de calor (fogachos)
- Insônia
- Palpitações
- Diminuição da libido
- Capacidade de concentração
- Secura vaginal
- Mal-estar geral
O responsável por esses sintomas desconfortáveis é que o nosso organismo para de produzir um hormônio muito importante para a saúde feminina, o estrogênio.
Menopausa Precoce
A menopausa pode chegar antecipadamente para algumas mulheres, antes mesmo dos 40 anos. Isso pode ocorrer por vários fatores, porém o mais comum é a herança genética.
E para poder ajudar todas estas mulheres, eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia vou te apresentar o trio de ouro para mulheres na menopausa!
As três plantas que escolhi para apresentar hoje são Artemísia, Amora e Mil-em-Rama.
Essas plantas são caracterizadas por serem ricas em fitoestrógenos. Fito significa planta. Estrógeno é o hormônio feminino. Fitoestrógeno, portanto, é uma espécie de “hormônio feminino presente nas plantas”, mas uma coisa importante, é que não projetam os mesmos riscos dos hormônios sintéticos e artificiais.
Sozinhas, essas plantas já teriam efeitos bem importantes para amenizar os sintomas da menopausa, mas o uso em sinergia, juntas, é mais indicado. Quando os fitocomplexos de cada planta agem em conjunto, os efeitos são potencializados!
Então vamos conhecer o trio de ouro para mulheres na menopausa?
1 – Artemísia
A primeira planta que vamos falar é a Artemísia, cientificamente conhecida como Artemisia vulgaris.
A Artemísia tem inúmeras propriedades medicinais e terapêuticas. Desde a idade média é usada para tratar problemas femininos. Em seu fitocomplexo ela tem 20 fitoestrógenos diferentes, e por isso ela atua em todos os sintomas da menopausa, em especial calorões, cansaço, dores de cabeça e no resgate da libido.
Um estudo feito na universidade do Texas, nos Estados Unidos, analisou os efeitos da Artemisia e mostrou resultados positivos para as mulheres que fizeram uso da planta no período de menopausa confirmando que o conhecimento popular tem respaldo científico.
Contraindicações
A Artemísia não deve ser usada por gestantes, pois pode provocar contrações uterinas e também por mulheres em fase de amamentação.
2 – Amora
A nossa segunda planta é uma frutinha deliciosa, a Amora, cientificamente conhecida como Morus nigra! Mas aqui não falamos da frutinha e sim de suas folhas, que são eficientes para proteger doenças respiratórias, com ação anti-inflamatória, antidiabética, anti-inflamatória e analgésica. Ela ajuda a despertar os hormônios naturalmente e também diminui a irritação.
Um estudo feito no Maranhão testou a eficácia das folhas de amora no tratamento de mulheres que sofriam com os sintomas de menopausa, comparando com a terapia hormonal e também placebo.
Os resultados obtidos no ensaio foram positivos! Os sintomas de menopausa melhoraram após as participantes ingerirem 250 mg de pó da folha da amora durante 60 dias! Incrível, né?
Contraindicações
A amora consumida em grande quantidades pode acabar causando diarreia, por isso deve ser consumida controladamente. Já suas folhas, cascas e raízes não devem ser consumidas por gestantes e lactantes.
3 – Mil-em-Rama
E para completar a nossa terceira erva incrível desse combo é Achillea millefolium. Ela é chamada por muitos nomes no nosso país, dependendo da região. Aquiléia, Mil-em-Rama, novalgina, doril, dipirona, são só alguns batismos.
Suas propriedades medicinais são: anti-inchaço, antitumoral, antibacteriana, anti-hipertensivo e cicatrizante. Além disso ela é um super anti-inflamatório e analgésico.
Ela é eficiente para quem está na menopausa e para quem ainda está com os ciclos menstruais ativos. Uma vez que os esteróis, presentes na mil-folhas, têm ações semelhantes aos hormônios e auxiliam no controle de hemorragias.
Contraindicações
A Mil-em-Rama não é indicada para grávidas e mulheres em fase de amamentação.
Jornada APS
Se você deseja iniciar o uso de PLANTAS MEDICINAIS, para cuidar da sua saúde, para cuidar da sua família, mas se ainda não se sentiu seguro, quero que conheça o nosso curso!
O Curso Jornada APS oferece base teórica, apresenta um conjunto de plantas de fácil acesso, procedimentos de higiene e qualidade e os procedimentos para a preparação de alguns medicamentos à base de Plantas Medicinais.
Como devo usar?
Coloque a água para ferver e assim que as primeiras bolhas aparecerem, desligue o fogo. Coloque a Artemísia, amora e mil-em-rama em uma xícara e despeje a água fervente em cima das plantas. Deixe repousar entre 5 e 8 minutos. Após o tempo você pode coar e beber.
Você pode encontrar o trio de ouro para mulheres na menopausa no Empório Folha e Vida, a loja oficial de plantas medicinais do Autor da própria Saúde. E lá você pode adquirir as 3 juntas, Artemísia, Amora e Mil em rama, no Combo CONTROLE 50+.