Picão-Preto: trata Icterícia, Febres, e mais…
O Picão-Preto, também conhecido como Carrapicho-Agulha e Amor-Seco, é uma planta muito comum em todos os estados brasileiros, crescendo em ruas, quintais, calçadas e matas.
Existem duas espécies, a Bidens alba, que possui pétalas brancas, e a Bidens pilosa, que não tem as pétalas brancas. Ambas podem ser utilizadas indiferentemente para tratamentos de saúde.
Ela é muito popular na medicina popular e considerada uma erva-daninha devido à sua facilidade de propagação.
Além de ser utilizado com fins medicinais, é possível utilizá-lo na culinária, refogando suas folhas novas.
Isso porque o Picão-Preto faz parte de uma variedade de plantas chamada PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
Elas não são aquelas plantas que você está acostumado a consumir, ou a ver normalmente nos cardápios, mas que possuem um alto potencial a figurarem na sua alimentação, beneficiando a sua saúde.
Com as plantas é assim mesmo, você pode consumi-las da melhor maneira que você quiser, seja em chá, tinturas, pomadas, ou mesmo incorporando nos pratos que você come no dia-a-dia.
Para quem quer ser Autor da Própria Saúde, não há desculpas para não utilizar essas plantas!
Toxicidade e Precauções
Foi comprovado cientificamente que o Picão-Preto não possui quaisquer efeitos tóxicos em contato com o organismo humano, seja em contato com o sangue, órgãos ou tecidos.
A única advertência a ser levada em conta é que, pela planta agir diretamente no sistema nervoso, ela pode causar uma certa depressão respiratória.
Contudo isso só ocorre caso o Picão-Preto seja consumido em doses muito altas, sendo que, moderadamente, não se corre nenhum risco.
Como Utilizar o Picão-Preto
Para preparar o chá das folhas do Picão-Preto, basta utilizar 1 colher de folha picada por xícara de água.
O consumo máximo recomendado é de até 3 xícaras por dia.
Se você quer saber mais sobre como preparar um chá corretamente, acesse essa matéria do Blog APS:
Para preparar o banho de Picão-Preto, é necessário ferver um punhado de folhas de Picão-Preto em um litro de água por cerca de 10 minutos e deixar esfriar.
Em seguida, é preciso coar as folhas e utilizar o líquido para o banho, de preferência duas vezes ao dia.
Recomenda-se o banho de Picão-Preto especialmente para recém-nascidos vítimas de Icterícia, problema que será explicado mais à frente neste artigo.
Benefícios e Utilizações do Picão-Preto
Antioxidante: A planta possui propriedades antioxidantes poderosas, superiores às da vitamina E. Essa capacidade de neutralizar os radicais livres é fundamental para prevenir o envelhecimento precoce, doenças crônicas e inflamatórias, além de contribuir para a prevenção do câncer.
Icterícia: Ele tem propriedades que ajudam a prevenir a morte de células sanguíneas em situações de ataque por substâncias químicas, além de ajudar a quebrar a bilirrubina, uma substância amarelada na bile que se propaga no sangue, causando a Icterícia, prevenindo assim a hemólise (morte de células sanguíneas). Isso faz com que a planta seja eficaz no tratamento da icterícia.
Anemia: O Picão-Preto é uma planta que apresenta propriedades benéficas para a saúde sanguínea, ajudando a proteger e fortalecer as células do sangue e, assim, auxiliando na prevenção da anemia.
Sistema Imunológico: Ele é conhecido por estimular a atividade do sistema imunológico, ajudando na defesa contra doenças infecciosas, inflamações e infecções gerais, tornando mais fácil combater essas condições. Ele também tem a capacidade de inibir alergias do tipo 1, melhorando ainda mais a saúde do sistema imunológico.
Antiviral: Apresenta uma ação significativa na inibição do desenvolvimento do vírus da herpes, mostrando-se uma opção natural para auxiliar no tratamento dessa infecção viral.
Protetor Estomacal: O Picão-Preto contém compostos que ajudam a reduzir a acidez estomacal, protegendo o tecido do estômago e aliviando sintomas como azia, gastrite e refluxo. Além disso, ele pode ajudar na cicatrização de úlceras e outros problemas gastrointestinais.
Atividade Uterina: A planta possui propriedades que ajudam a fortalecer a musculatura do útero, o que pode auxiliar na liberação da menstruação e nas contrações de parto.
Diabetes: O consumo regular do Picão-Preto pode ajudar a reduzir o nível de açúcar no sangue e aumentar a produção de insulina, o que ajuda a proteger as células Beta do pâncreas. Além disso, ele é eficaz no controle do Diabetes Tipo 2 e Autoimune, além de reduzir em até 50% a absorção de açúcares durante a digestão.
Hipertensão: O Picão-Preto possui propriedades vasodilatadoras, que ajudam a reduzir a pressão arterial sem afetar a frequência cardíaca, promovendo o relaxamento das artérias sem afetar o coração. Isso faz com que seja uma opção natural para o controle da hipertensão.
Ação Intestinal: Graças ao seu efeito anti-inflamatório, o Picão-Preto possui uma ação muito positiva no Intestino, agindo diretamente contra a inflamação da Mucosa Intestinal, a Mucosite.
Câncer: O Picão-Preto tem compostos bioativos que têm a capacidade de controlar e inibir o crescimento de tumores, além de ajudar a aumentar o tempo de vida do paciente com câncer. Estudos demonstraram que o extrato da planta é capaz de inibir a proliferação de células cancerígenas em vários tipos de câncer, como câncer de mama, próstata e cólon.
Mais informações você encontra nesse vídeo do Canal Autor da Própria Saúde: Autor da Própria Saúde – Picão-preto #2 [febres, hipertensão, diabetes, gastrite, anemia hemolítica
Além de ser uma potente solução para recém-nascidos com Icterícia e contra a Febre, o Picão-Preto têm uma gama muito variada de possibilidades para mudar a sua saúde.
Você já as conhecia?
Aposte em um novo estilo de vida. Usando plantas como o Picão-Preto, torne-se Autor da Própria Saúde e viva mais e melhor!