9 de agosto de 2022

3 plantas para apoiar seu tratamento de ansiedade e depressão

Categoria: Sem categoria

3 plantas para apoiar seu tratamento de ansiedade e depressãoHoje eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia quero compartilhar com você 3 plantas para apoiar seu tratamento de ansiedade e depressão, mas antes peço a sua licença, para contar um pouco da história por trás do Autor da Própria Saúde, que tem muito a ver com o tema que abordaremos hoje! 

Em 2016, eu estava em um ciclo de depressão, estimulado pela dificuldade em ter uma missão profissional que fizesse, de fato, o meu coração pulsar.

Eu tinha uma carreira tão diversa como difícil. 

Fui pai aos 17 anos, só depois ingressei na faculdade de biologia e até aquele momento já havia atuado como locutor de bingo, ator, diretor de teatro, artesão e professor. 

Sentia orgulho do duro danado que dava para sustentar minha família, na época já abençoada por três filhos e uma companheira dedicada, leal e batalhadora, a Ana Paula. 

Porém nada até ali que eu tinha feito profissionalmente ecoava forte como um propósito de fato. 

Sem missão, me perdi. E foi assim que a depressão me encontrou.

Até que em uma manhã sem cor e sem ânimo, a Paula sugeriu que eu gravasse um vídeo sobre a erva-baleeira que brotava próximo da nossa casa. 

Isso porque, desde a faculdade de biologia, as plantas medicinais já me encantavam, enchiam meus olhos com suas propriedades terapêuticas e, quase como hobby, ocupavam horas e horas de meus estudos. 

Nossa família já tinha sido muito beneficiada com aquela erva tão eficiente como analgésica e anti-inflamatória. 

Também era destaque nas muitas recomendações que eu fazia aos amigos e conhecidos que precisavam vencer dores. 

A Paula disse: você gosta tanto das plantas, por que não faz um vídeo para ajudar mais gente?

Resisti mas aceitei o convite. 

Resumindo a história, foi com a erva-baleeira que nasceu o meu canal no Youtube, hoje o Autor da Própria Saúde, que chega em 2022 com 2,86 milhões de inscritos.

Foi assim também que como biólogo aprofundei meus estudos, me especializei em fitoterapia e vivo para catalogar plantas, seus benefícios e estruturar métodos que possam fazer de, qualquer pessoa, um autor da própria saúde.

Depois do vídeo da erva-baleeira, todos os dias, eu gravei um novo material, ensinando as pessoas a usarem as plantas em benefício próprio, dos familiares, da comunidade e do planeta.

E foi assim, com essa “mudinha de erva-baleeira” que o canal cresceu, se solidificou e permitiu um dia tocar o destino dos mais de 22 mil alunos que a Família APS contabiliza hoje. 

Ter uma missão, ser autor da minha própria saúde, foi o resgate para que eu saísse do fundo do poço chamado depressão.

E a depressão e ansiedade por terem virado algo tão comum, as pessoas entenderam que a depressão é um destino sem saída. 

Porém, essa “sentença” não é uma verdade e hoje quero compartilhar com você  3 plantas que eu recomendo e indico para apoiar quem está envolto em crises de ansiedade e depressão. 

E para você saber, caso esteja passando por um crise de ansiedade ou depressão, você não está sozinho! Assim como eu, você pode e vai sair desta situação!  

Dados sobre a depressão no Brasil e no mundo 

3 plantas para apoiar seu tratamento de ansiedade e depressão

Segundo o estudo realizado pela Functional Health Tech, o consumo de antidepressivos aumentou em 20% no Brasil, nos últimos quatro anos.

Ainda segundo o levantamento feito pela Tech, o maior público que vem utilizando os antidepressivos são mulheres na faixa dos 40 anos. 

O que já era ruim, ficou ainda pior nesses tempos de pandemia.

Se em quatro anos a depressão havia crescido 20%, em um ano de pandemia os casos explodiram ainda mais.

O Conselho Federal de Farmácias mostrou que quase 100 milhões de caixas de medicamentos controlados foram vendidos em todo o ano de 2020 – um salto de 17% na comparação com os 12 meses anteriores.

Estima-se que sejam mais de 322 milhões de pacientes depressivos no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde.

A pesquisa ainda mostra que o nosso país, o Brasil, é o País da América Latina com mais pessoas ansiosas e estressadas. 

São números muito alarmantes, não é mesmo? Mas você já sabe o que é depressão e ansiedade? 

O que é depressão? 

A depressão é uma doença, que faz com que as pessoas tenham alterações químicas no cérebro. Essas alterações ocorrem principalmente nos neurotransmissores, que são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos entre as células do nosso corpo.  

Essas alterações levam as pessoas a sentirem muita tristeza. E você deve estar se perguntando, mas não é normal me sentir triste às vezes, Daniel? 

Sim! É normal. A tristeza é uma emoção, então é normal senti-la. Porém, quando você está em um quadro depressivo, essa tristeza é muito forte e dura por muito tempo. Ela acaba afetando sua vida pessoal, profissional… 

Sintoma de depressão, quais são? 

Alguns dos sintomas mais conhecidos de depressão, são:

  • Desinteresse
  • Falta de motivação e apatia
  • Falta de vontade e indecisão
  • Sentimentos de medo
  • Insegurança
  • Desesperança
  • Desespero
  • Desamparo e vazio
  • Pessimismo
  • Ideias frequentes e desproporcionais de culpa
  • Baixa autoestima
  • Sensação de falta de sentido na vida
  • Inutilidade
  • Ruína
  • Fracasso

O que é ansiedade? 

O transtorno de ansiedade, pode muitas vezes ser confundido com a ansiedade, aquele nervoso que nos dá antecedendo algo que vamos fazer.

Qualquer pessoa fica ansiosa por causa de uma entrevista de emprego, antes de fazer uma prova, quando vai a algum lugar novo ou quando tem um encontro, por exemplo. Mas, normalmente, esse sentimento passa. 

O transtorno é diferente! 

A ansiedade nos estimula a fazermos as coisas, mas em excesso, ela nos paralisa e nos impede de realizar o que queremos ou precisamos. 

A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que as pessoas acabam deixando de fazer coisas simples, como comer, sair de casa, por causa do desconforto que ela pode gerar. 

O transtorno de ansiedade é marcado pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Quando a pessoa está em um período de crises de ansiedade, ela não consegue viver o presente da melhor forma, pois sentem uma tensão muito grande. Isso pode acontecer sem um motivo aparente. 

Quase tudo vira motivo de preocupação exagerada e contínua. 

Esse problema pode manifestar sintomas físicos, como arritmia cardíaca. 

Sintoma de ansiedade, quais são? 

Alguns dos sintomas mais conhecidos de ansiedade, são: 

  • Preocupação excessiva
  • Insônia
  • Medo irracional
  • Tensão muscular
  • Problemas digestivos
  • Flashbacks
  • Perfeccionismo
  • Dúvidas
  • Compulsão

Gatilhos que agravam! 

E existem alguns gatilhos que podem agravar os sintomas desses dois transtornos. 

Então, cuide da sua alimentação, pois ela pode te ajudar ou piorar os sintomas! Se você tem uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e naturais, sem industrializados, seu corpo terá matéria-prima para produzir serotonina e dopamina. 

Além da alimentação, um corpo parado, pode prejudicar quem deseja muita da sua mente! Durante o movimento do exercício, as substâncias de bem-estar são mais liberadas. A falta de exercícios diminui a produção de endorfina, sua liberação traz a sensação de conforto e bem-estar além de melhorar o estado de humor e alegria.

E claro, os grandes vilões que já conhecemos, os medicamentos químicos! Eles, em grande quantidade, podem fazer o efeito reverso e ao invés de te ajudar, pode, fazer efeito colateral e piorar as mudanças de humor. 

E esses gatilhos devem ser acompanhados, pois nenhum tratamento fará efeito sem interromper estes ciclos que te impedem de viver melhor! 

As plantas medicinais podem te ajudar!

Por tudo que já pesquisei nos últimos 15 anos, por todos os tratamentos naturais que já apliquei em mim e na minha família e, principalmente, pelos resultados que já tive com os meus mais de 22 mil alunos, não tenho nenhum titubeio em falar.

Plantas que podem te ajudar no tratamento de ansiedade e depressão: 

1 – Alecrim no combate a depressão: 

3 plantas para apoiar seu tratamento de ansiedade e depressão

O alecrim,  de nome científico Rosmarinus officinalis L., contém propriedades digestivas, diuréticas, anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e antidepressivas. 

Todos esses efeitos terapêuticos são extremamente desejáveis, mas queria focar aqui em sua ação antidepressiva e também no gerenciamento de ansiedade.

Uma das pesquisas bem interessantes traz a possibilidade de comparar o alecrim com a fluoxetina, um dos antidepressivos químicos mais usados no mercado. 

A pesquisa feita pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, comprovou que o alecrim é capaz de atenuar os sintomas da depressão, por possuir efeito calmante. Isso porque, o alecrim modula a produção da serotonina e dopamina, ampliando a sensação de concentração, bem-estar, tranquilidade e motivação, trazendo efeitos em 14 dias.

Vale dizer também que o alecrim é um modulador do ácido clorídrico, substância que existe em nosso estômago e é fundamental para que você consiga fazer a digestão e absorver nutrientes. 

E é só quando você consegue absorver nutrientes, especialmente um deles chamado triptofano, é que você tem matéria-prima para a produção de neurotransmissores como a serotonina, também chamada de hormônio do bem-estar, e a dopamina, famosa por ser a molécula da motivação.

Entende a importância do alecrim, agindo do estômago às estruturas cerebrais?

O grande feito dele será devolver a motivação e a tranquilidade, o bem estar, para que você consiga dar todos os outros passos necessários para vencer esses quadros.

Modo de usar

 Ele pode ser usado na forma de óleo essencial, extrato e chá.

Contraindicação

O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. 

2 – Coentro: uma ajuda para quem tem ansiedade

3 plantas para apoiar seu tratamento de ansiedade e depressão

Muitas pessoas não gostam de usá-lo como tempero, por seu sabor bem marcante, outras amam, adoram coentro em tudo! 

Eu não sei qual é a sua opinião sobre, mas quando o assunto é propriedade medicinal ele é incontestável. Inclusive, já falei sobre ele aqui no blog! Se você quer saber 10 benefícios do coentro, clique aqui

Especialmente quando falamos das sementes que tem um aroma suave e perfumado!

O coentro, de nome científico Coriandrum sativum, pode contribuir para a sua um sono tranquilo e reparador devido a suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. 

Assim, o coentro ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental e é eficaz como um ansiolítico, como mostrou um estudo feito na Índia. 

Esse estudo fez algo que eu adoro! Comparou o uso de coentro com o químico Diazepam e encontrou eficácia semelhante.  Agora, experimenta ler a bula do diazepam e avalie a coleção de efeitos colaterais: Inquietude, agitação, irritabilidade, desorientação, agressividade, nervosismo, hostilidade, ansiedade, delírios, raiva, pesadelos são só alguns dos efeitos adversos descritos. 

Modo de usar

Macere as sementes e ferva uma xícara de água com uma colher de chá das sementes, por 5 minutos. Deixe esfriar e tome 2 horas antes de deitar. 

Contraindicação

 Não há contraindicações para o consumo do coentro.

3 – Capim-Cidreira: liberação de serotonina 

capim-cidreira

Uma erva conhecida e usada há décadas para o uso medicinal. O Capim-Cidreira, tem nome científico Cymbopogon citratus, mas também pode ser conhecido popularmente como Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira. 

Essa planta de origem asiática tem um aroma que remete ao perfume do limão, é muito usada para fins terapêuticos. Hoje, eu, Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia, quero te apresentar os 4 benefícios do chá de Capim-Cidreira. 

O Capim-Cidreira é uma rica fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês. 

O Capim Cidreira tem propriedades calmantes e relaxantes, por isso é um ótimo aliado para quem deseja melhorar o humor, controlar a ansiedade e melhorar o sono. 

Esse chá também colabora para a produção e liberação de serotonina, substância fundamental para tratar a depressão e ansiedade. 

O estudo “Chás e Fitoterápicos indicados para distúrbios do sono, ansiedade e depressão” apresentado no Congresso Nacional de Iniciação Científica mostra como o Capim Cidreira pode ajudar nessas condições e trazer um resultado positivo para quem vem sofrendo com esses males, pois ele é um sedativo leve e ansiolítico. 

Modo de usar

 O chá de Capim-Cidreira é o uso mais comum da planta! 

Você precisará usar as folhas, que podem ser secas ou frescas. Utilize entre 2 ou 3 colheres de sopa de folhas de capim-cidreira capim e uma xícara de água fervente. Deixe a mistura descansar entre 5 a 8 minutos. Após coar pode beber. Preferir beber na parte da noite, pois a planta é sedativa e ajuda a induzir ao sono. 

Contraindicação

Até o momento, não foram descritas contraindicações da erva cidreira, no entanto deve-se evitar consumir esta planta medicinal na parte da noite, pois ela auxilia a induzir o sono.

Jornada APS 

jornada aps

Você tem interesse em cuidar mais de si, da sua família, que está cansado de tomar tantos remédios, não ver os efeitos esperados e ainda estar cada vez mais doente? 

Nós vamos abrir as inscrições de um curso incrível, chamado Jornada APS!  

Se você deseja iniciar o uso de PLANTAS MEDICINAIS, para cuidar da sua saúde, para cuidar da sua família, mas se ainda não se sentiu seguro, quero que conheça essa oportunidade! 

O Curso Jornada APS é um curso que oferece base teórica, apresenta um conjunto de plantas de fácil acesso, procedimentos de higiene e qualidade e os procedimentos para a preparação de alguns medicamentos à base de Plantas Medicinais.

Não esqueça, em breve Jornada APS