3 de maio de 2022

Pata-de-vaca: conheça o chá que baixa a glicemia no sangue

Categoria: Diabetes

O que é? Existem muitas espécies de pata de vaca espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, mas a mais estudada e famosa, especialmente para baixar a glicemia no sangue e controlar o diabetes é a Bauhinia forficata, que é a pata-de-vaca brasileira.  Além do formato que parece mesmo de um casco de vaca, a Bauhinia forficata é um arbusto que pode chegar a 4 metros de altura, tem flores brancas com pétalas longas e finas, suas folhas são pontiagudas e na base de cada folha temos um espinho. A ciência já comprova que ela é eficiente para derrubar as taxas de açúcar no sangue e proteger o pâncreas, órgão produtor de insulina. Por isso é considerada uma das armas naturais antidiabéticas

Quais são as propriedades medicinais da planta pata-de-vaca?

Bom, a pata de vaca é antioxidante, diurética, anticoagulante e ainda agrega proteção gástrica. Ou seja, enquanto tem muito remédio químico que destrói a sua mucosa e causa gastrite, ela restaura seu estômago e já foi validada por reduzir em até 50% as lesões gástricas.

Também tem efeito anticâncer mapeado pela ciência, sendo eficiente para evitar que células tumorais do câncer de mama se espalhem pelo corpo.  Um estudo da Coreia do Sul atestou que os extratos da planta induziram a APOPTOSE das células tumorais.

Apoptose é um fenômeno natural que ocorre com as células. Trata-se de uma espécie de “suicídio programado” da célula doente, permitindo que só a célula saudável permaneça viva e operante.

Mas e no diabetes, como a planta age? 

As pesquisas indicam que animais tratados com chá de pata de vaca apresentaram redução da glicose em jejum, além disso, apresentaram redução da glicose e da uréia na urina, o que demonstra melhora na função dos rins. 

O uso também melhorou o metabolismo dos carboidratos, ou seja, acelera a queima dessas substâncias, permitindo uma melhor absorção da glicose pela célula, o que confere maior energia e evita a obesidade. 

E foi uma pesquisa feita no interior de São Paulo, em Araraquara, que pontuou o combo de efeitos positivos: 

Por um mês ratos foram tratados com chá de pata de vaca e a conclusão foi:

Os tratados com o chá “apresentaram redução da glicose sérica e urinária, a melhora no metabolismo de carboidratos, por causa de uma ação semelhante a das biguanidas”, uma classe de medicamentos que é hipoglicemiante que você provavelmente conhece. A mais famosa das biguanidas é a metformina. 

Ou seja, a pata de vaca diminui a glicemia no sangue, mas sem prejudicar seu pâncreas, uma vez que faz isso sem a necessidade de usar insulina. 

Isso significa que se você já está com a função pancreática cansada de tanto produzir insulina para dar conta de tanto açúcar no sangue, a pata de vaca vem, ajuda você a melhorar a sua condição clínica, e ainda dá uma espécie de “férias” para o seu pâncreas.

Qual é a dose padrão para fazer o chá que baixa a glicemia no sangue?  

Tome até 4 xícaras de chá por dia para o alívio da dor1 colher de sobremesa de planta picada para uma xícara de água. Tomar até 3 xícaras por dia.

Qual é a situação do diabetes no Brasil?

Hoje, no Brasil e no mundo, o diabetes tipo 2, aquele que nasce por causa dos nossos maus hábitos de vida, é o EPICENTRO do adoecimento. 

Isso porque o nome DIABETES hoje concentra um conjunto de sinais e sintomas tão diversos como letais, já sendo considerado pela ciência a maior epidemia assassina e silenciosa da terra.

Tudo isso porque, quem convive com altas taxas de açúcar no sangue ou tem uma deficiência na produção da insulina – que é o hormônio que abre a porta das células e permite a entrada do açúcar – essa pessoa está em perigo constante para vários problemas.

Só para citar alguns exemplos, já está claro que:

  • Diabéticos foram as principais vítimas da Covid 19, isso porque o sangue, mais grosso, mais espesso, praticamente caramelizado pelas altas taxas de açúcar livre, está envolvido no aumento do potencial inflamatório que deixa o vírus ainda mais perigoso e destruidor dos pulmões.
  • Diabéticos convivem com um excesso de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, no lugar errado. Por isso, têm menos energia no lugar certo, ou seja, dentro das células. Não à toa são mais cansados, exaustos, deprimidos, obesos e ansiosos.
  • Diabéticos, pelo fato de não conseguirem gerenciar a alta concentração de glicose que existe no organismo, vivem literalmente em curto circuito. Isso porque, o açúcar em excesso danifica a capa protetora que envolve as células nervosas, chamada de barrinha de mielina… e vem as neuropatias diabéticas! 
  • O excesso de açúcar livre prejudica os rins, e vem a nefropatia diabética que pode se tornar insuficiência renal… pode prejudicar o coração, e aumentar o risco de infarto…. pode prejudicar os olhos e trazer a catarata ou a retinopatia diabética que leva à cegueira… pode prejudicar a cicatrização e levar à amputação de membros.

Tudo isso porque a sua metformina, gliclazida, clorpropamida, insulina, jardiance… não foram capazes de resolver o problema de verdade. Você acreditou que eles poderiam ser a solução para a sua diabetes, mas isso nunca acontece de verdade!

  • Quando há mais glicose no sangue, ele fica mais grossa, as artérias se inflamam,o coração tem que bater com mais força… A diabetes mal tratada impede o fluxo certo dentro das veias e artérias e você paga a conta na forma de pressão alta, arteriosclerose. 
  • Sangue que não circula também é nascedouro de impotência sexual, falta de lubrificação nas mulheres e consequentemente problemas sexuais. Além de causar infertilidade, principalmente nos homens e de piorar os efeitos da menopausa nas mulheres.
  • Diabetes afeta o cérebro… tanto que o Alzheimer, cientificamente, já está diretamente relacionado com a diabetes mal tratada durante a vida. Diabéticos são inflamados e hoje sabemos que inflamação é a mãe do câncer, de qualquer tipo. 

É claro que fazem parte desse adoecimento crônico: alimentação errada, falta de atividade física, baixo consumo de água, excesso de ansiedade e estresse, intoxicação por medicamentos químicos, consumo de cigarro, álcool. 

Porém, a verdade é que quando adoecemos, é como se o nosso organismo estivesse envolto em uma verdadeira bagunça, todo em desordem. Você precisa olhar e decidir por onde vai começar a arrumação.

Eu te convido a começar a faxina dando conta de baixar seus índices de açúcar no sangue e controlar a glicose, com apoio da pata-de vaca. 

Porém, se você quer mesmo estar apto a usar as plantas medicinais como medicamentos, eu tenho UM CONVITE EXCLUSIVO. 

VOCÊ PODE APRENDER A REALIZAR TRATAMENTOS COM AS PLANTAS MEDICINAIS EM 90 DIAS

Faça a pré-matrícula gratuita aqui : https://bit.ly/3KDNBMy e tenha prioridade na abertura relâmpago das vagas  para uma turma especial do Jornada pelo Universo das Plantas, nessa segunda-feira, dia 16 de maio.

Ao se inscrever agora para o Jornada : https://bit.ly/3KDNBMy , você recebe gratuitamente conteúdos e materiais exclusivos e ainda será  priorizado para aprender definitivamente como combater dores e doenças, investindo 1/3 do Valor do Programa APS 100%.

Ensinar para Transformar!

Leia, estude, entenda

Seja você Autor da Sua Própria Saúde!