5 benefícios da babosa para a saúde humana
Trata-se de uma planta muito conhecida por ajudar a hidratar a pele e os cabelos, além de ter um alto poder cicatrizante. A babosa, que tem nome científico de Aloe vera, possui propriedades medicinais antioxidantes, prebióticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras e precisa ser usada da maneira correta para proteger a saúde. Hoje vamos aprender os 5 benefícios da babosa para a saúde humana!
Por isso, eu Daniel Forjaz, biólogo e professor de fitoterapia vou listar 5 benefícios dessa planta tão popular e ainda ensinar a maneira correta de usar para ter todas as vantagens de cuidado.
Benefícios da Babosa para pele e cabelo
Ela é muito conhecida por seus benefícios para pele e cabelo, por isso é comum ser vista em produtos de beleza, como cremes para pele e shampoos. Alguns dos benefícios que essa planta pode trazer para seu corpo:
- Estimular o crescimento do cabelo, pois possui enzimas que ajudam a remover células mortas do couro cabeludo e por ser rica em minerais que ajudam a hidratar.
- Suas enzimas que ajudam a eliminar as células mortas do couro cabeludo também são poderosas para quem deseja tratar a caspa.
- A babosa pode ajudar na produção de colágeno e isso pode auxiliar os fios a se fixarem no couro cabeludo, Seus minerais deixam os fios mais fortes, sendo muito potente para queda de cabelo.
- Hidrata e esfolia a pele! Sendo um ótimo removedor de maquiagem e limpa as camadas mais profundas da pele. A babosa não utiliza químicos, além de hidratar a pele, fornece oxigênio importante para manter as células mais profundas e fortes.
Daniel, ela serve somente para pele e cabelo?
Não meus caros, essa planta tem muitos benefícios para a saúde e vou trazer aqui quais são alguns deles, validados por estudos científicos.
Antes, só é preciso responder algumas perguntas importantes.
A babosa é tóxica?
As principais propriedades da babosa são encontradas no seu interior, mas devemos ter cuidado ao usar.
A babosa contém uma substância chamada aloína, um líquido de cor amarela que pode ser tóxica e por isso não deve ser consumida.
Por isso recomendo extrair essa substância da planta antes de preparar o suco.
Se ingerir acima de 10mg por dia, ela pode gerar diarreia e dor abdominal.
Como eliminar o líquido tóxico da babosa?
Você vai cortar a babosa, deixar ela em pé, escorrendo de um dia para o outro.
Assim ela vai escorrer a uma resina de cor amarelada que não deve ser consumida.
Se a folha for nova, tem bastante resina. A mais antiga tem menos resina.
Se você tem alguma dúvida de como usar a babosa, falo um pouco mais sobre ela no nosso canal do youtube e você pode conferir aqui.
Quais são os 5 benefícios da babosa para a saúde humana?
Vale dizer que essa planta é rica em vitaminas A, C e E, além de minerais como cálcio, selênio, magnésio, potássio, zinco e colina.
Por ser tão rica, ela traz os seguintes benefícios:
- Trata problemas como anemia
- Artrite
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Queimaduras
- Feridas
- Gripe
- Insônia
- Inflamações
- Prisão de ventre
- Problemas digestivos
Para o nosso encontro de hoje, separei as 5 condições que podem ser tratadas, prevenidas e controladas com o uso da Aloe Vera.
1 – Babosa: ação cicatrizante e aliada contra acne
A Babosa tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, podendo contribuir com quem deseja tratar feridas e até mesmo a temida acne, que são inflamações na pele.
A Aloe Vera pode ajudar a aumentar a produção das células que produzem colágeno e ajudam a regenerar a pele, como mostra este estudo.
Ela também ajuda a aumentar a resposta do sistema imunológico, o que faz com que as cicatrizes tenham uma melhora mais rápida.
Devido às suas propriedades antiviral, antibacteriano e antisséptico, a babosa ainda pode ajudar no tratamento de queimaduras e problemas como psoríase, herpes e candidíase.
Vou orientar como você pode usar a Babosa, porém antes vou citar mais alguns benefícios, vamos conhecer os 5 benefícios da babosa para a saúde humana
2 – Fortalece o sistema imunológico
E como falamos em sistema imunológico, essa planta pode ser uma grande aliada para quem deseja cuidar desta parte.
A babosa é rica em vitamina C, flavonoides e taninos, que contém potentes ação antioxidantes e imunomoduladora, fortalecendo as células do sistema imunológico.
Estudos feitos em laboratório com camundongos mostraram que os animais tiveram uma resposta positiva, quanto a aumentar sua imunidade e até mesmo tratar outras doenças com Aloe Vera.
3- Controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos
Um estudo feito em Tóquio com ratos idosos, mostrou que a Babosa pode ser de grande benefícios para quem deseja controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.
A pesquisa mostra que os animais que receberam Aloe Vera como tratamento, tiveram 30% dos níveis de colesterol controlados.
Isso acontece pois a Babosa tem ação antioxidante que evitam a oxidação das células de gordura, diminuindo, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Além de possuir ação ativadora da circulação sanguínea, que ajuda a eliminar o excesso de gordura nas veias.
4- Controle de diabetes
A babosa possui efeitos hipoglicemiantes e princípios ativos que ajudam a reduzir a glicemia, é o que mostra o estudo da Universidade Federal de Campina Grande.
Ela inclui em suas propriedades flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções da insulina. Além disso, a planta contém uma fibra solúvel chamada glucomanano, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
5. Aliada no tratamento de gastrite
Essa planta é muito estudada e suas propriedades medicinais são uma lista extensa, desde laxante, depurativa, hepática e vermífuga. Ela também é usada em tônico capilar, cicatrizante da pele e mucosas, até atividades antitumorais, anti-inflamatória e antidiabética.
Por ser um potente anti-inflamatório, a babosa ajuda a tratar inflamações, sendo uma ótima opção para tratar problemas no estômago. O suco da babosa pode ajudar a aliviar as dores da gastrite e fortalecer o estômago. Pois ele estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago.
Você pode conhecer mais plantas que ajudam no tratamento de gastrite aqui.
Como usar a babosa?
Agora você deve estar se perguntando como usar a babosa, correto?
Você pode fazer suco ou ingerir ela in natura, mas é muito importante você saber as dosagens corretas antes.
Por isso te convido a assistir o vídeo que explico mais sobre como ingerir a Babosa de forma correta.
Efeitos colaterais e contraindicações
Caso você consuma a babosa em doses maiores que as necessárias, você pode ter problemas como: gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.
O suco da babosa não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Saber o jeito certo de usar as plantas medicinais é fundamental para que você consiga ter resultados consistentes e duradouros.
Por isso, eu sempre bato na tecla de que muito mais do que conhecer uma planta você precisa ter acesso a um método que conduza a forma correta de tirar benefícios.
Por isso, tenho um convite especial.
Um convite para mudar a sua vida e ser o autor da própria saúde!
Já começamos o aquecimento para a nossa minissérie com lives nas nossas redes sociais, com depoimentos incríveis de alunos que conseguiram mudar suas vidas com o uso de plantas!
Por este motivo não posso deixar de te convidar para esse lançamento que vai mudar a sua vida! Serão 7 dias de aula ao vivo e lá eu, Daniel Forjar, vou te ajudar a descobrir que todas respostas para transformar a sua saúde estão nas plantas medicinais!
De 11 a 17 de julho te espero para este mega evento, ao vivo! E aproveita que as inscrições são gratuitas!