Cascas de Frutas Medicinais: Benefícios para a sua Saúde
É costume comum nas cozinhas, muito provavelmente na sua também, que ao se preparar os alimentos para consumo, se descarte as cascas.
O que não se sabe é que, muitas vezes, o que está se jogando fora são, na verdade, verdadeiros tesouros da medicina natural.
Você já deve ter ouvido falar que é na casca que se realmente se encontram os nutrientes das plantas, e isso não deixa de ser mentira!
Foi pensando nisso que hoje compilamos uma série de 3 cascas que certamente já passaram aí na sua cozinha e que foram para o lixo.
Você vai se surpreender com as propriedades delas! Isso para que na próxima você já saiba o que fazer com essas cascas!
Casca de Banana
Se engana quem acha que a casca da banana só serve pra ser descartada. Cada vez mais ela é utilizada na culinária popular, como opção vegana, já que já existem preparos com a casca similares à carne tradicional e até mesmo a hambúrgueres.
Fato é que a casca da banana tem um alto valor nutricional, sendo rica em vitaminas, minerais e açúcares.
Estudos mais recentes apontaram os seus efeitos na saúde, e indicaram como a casca de banana é um poderoso antidepressivo. Sua ação no córtex cerebral estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela felicidade.
Isso acontece porque ela é rica em triptofano e minerais como magnésio, que influenciam na produção do hormônio da serotonina.
Segundo estudos, a utilização da casca de banana teria efeito muito semelhante ao da fluoxetina, composto presente na composição de antidepressivos, porém sem atribuir nenhuma toxicidade ao organismo.
Além dos efeitos contra a depressão, a casca de banana também é responsável por atuar contra a arteriosclerose, ou seja, no acúmulo de gorduras e outras substâncias nas paredes internas das artérias, evitando colesterol e possíveis infartos.
Ela também tem ação diurética, agindo nos rins e no funcionamento da circulação do sangue no corpo.
São vários pontos positivos em utilizar a casca de banana, não? Mas como você deve consumi-la?
Como já dito, ela pode ser preparada como alimento, como opção para carne, mas também é possível fazer chás (prepara-se duas colheres de chá da casca para cada uma xícara de chá de água) e também tinturas (recomenda-se o consumo de 50 gotas 3 vezes ao dia).
Casca de Laranja
Essa já é bem conhecida nas cozinhas de todo o país. A casca de laranja já é usada há um bom tempo em receitas, como em bolos, ou como condimento, além de outras utilizações que vão além da culinária.
Mas, mesmo com toda essa fama, ainda é muito comum que a maioria das pessoas descarte as cascas da laranja quando vão consumir o seu fruto. Esse é um grande erro, já que a lista de benefícios da casca de laranja não é nem um pouco pequena.
Isso porque ela apresenta uma poderosa ação antioxidante, atuando diretamente contra os radicais livres, e atividade antifúngica, por meio de seus óleos essenciais,
Também é útil para as diabetes, já que sua composição inibe as atividades das enzimas amilase e glicosidase, responsáveis pela elevação nos níveis de glicemia do organismo.
Ela age principalmente em casos de colite (ferimentos nas paredes internas do intestino), auxiliando na sua cicatrização e amenizando a dor. Também foram listados efeitos positivos sobre a hipertensão, ajudando a regular os níveis da pressão sanguínea.
Quanto à tireóide, vale citar como a casca de laranja pode ser útil, essencialmente no caso do hipertireoidismo, quando o hormônio da tireóide é produzido em excesso. Ele atua diretamente, baixando os níveis de produção do mesmo. O que vale citar é que se contraindica a casca de laranja no caso contrário, o do hipotireodismo, já que ela pode contribuir para reduzir ainda mais o hormônio já em falta.
Além do mais, a casca de laranja é extremamente benéfica para o cérebro, tendo um efeito anti-degenerativo, inibindo a acetilcolinesterase, responsável pela redução de hormônios responsáveis importantes para o funcionamento do cérebro.
Há estudos que comprovam que a casca de laranja possui ação anti-tumoral!
Casca de Abacaxi
Sim, ela pode ser espinhosa e rígida, mas as propriedades que ela esconde são incríveis. No preparo do abacaxi, geralmente se descarta sua casca, já que ela pode ser desconfortável de consumir, ou mesmo passar a sensação de que não deve ser utilizada.
Fato é que uma das propriedades mais benéficas do abacaxi, a bromelina, encontra-se concentrada especialmente em sua polpa e, principalmente, na sua casca.
A lista de pontos positivos da atuação da enzima da bromelina no organismo é bem longa, e por isso que por encontrar-se em tamanha concentração no abacaxi, é que se recomenda que se faça o suco com casca e tudo.
Isso porque a bromelina é rica em Vitamina C, que, pela sua vez, possui efeito antioxidante, atua no fortalecimento do sistema imunológico, na regulação do colesterol, no combate à obesidade, na absorção de ferro (sendo altamente indicado para casos de anemia) e nos níveis de colágeno do corpo.
Nos pulmões a bromelina tem uma ação anti-mucolítica, desfazendo o muco acumulado e desobstruindo as vias aéreas. Também atua no intestino, contendo diarréia e auxiliando na motilidade intestinal, quando se há prisão de ventre, dessa maneira regulando o funcionamento do órgão.
Ele possui um efeito anti-inflamatório, reduzindo a dor e inflamações de luxações, entorses, machucados, dentre outros… auxiliando na sua cicatrização.
Outros benefícios são o alívio da sinusite, em sua atuação no sistema digestivo, no sistema circulatório (inibindo a agregação plaquetária, agindo contra o desenvolvimento da trombose), na regulação do colesterol e dos triglicérides e na diurese dos rins.
Vale citar que a bromelina também é um poderoso aliado antibiótico e antiviral, eliminando bactérias e vírus, e antitumoral, sendo indicada no tratamento do câncer.
E aí, sabia do poder dessas cascas?
Agora você já sabe, quando for consumir essas plantas, não se esqueça que muitas vezes o seu poder medicinal também pode estar escondido onde se menos espera, naquela parte que provavelmente iria para a lixeira!